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Eduardo Person Pardini

É sócio principal, responsável pelos projetos de governança, gestão de riscos, controles internos e auditoria interna da Crossover Consulting & Auditing. É diretor executivo do Internal Control Institute - Chapter Brasil, palestrante e instrutor do IIA Brasil.

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O ambiente interno como base para a qualidade do processo de controle

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Dentro da concepção do ICI - Internal Control Institute quanto à hierarquia dos controles, o ambiente interno de controle exerce papel fundamental para a qualidade dos outros níveis de controle – Controle de processo, exercido pela gerência média e o controle de transação, o nível mais analítico do processo.

Sabemos que a responsabilidade primária pelos controles internos reside na alta administração, a qual, por sua vez, exerce esta responsabilidade através do ambiente interno. É importante ressaltar que o ambiente interno compreende a filosofia de gestão e abrange a cultura de uma organização, de forma que é base para a integridade e para os valores éticos que estão presentes em todos os seus níveis organizacionais.

Para auxiliar no entendimento das características necessárias para que um ambiente interno de controle possa ser considerado alinhado com as melhores práticas de governança, incluímos abaixo os dez atributos mais importantes, apontados pelo ICI:

  • Existência de um código com a política de conduta, a qual demonstra formalmente e de maneira clara como a alta administração espera que seus colaboradores se posicionem durante suas atividades diárias,
  • Os valores corporativos devem ser entendidos por todos, pois determinam como a empresa espera que os colaboradores e prestadores de serviços se comportem, definindo atitudes e comportamentos apropriados,
  • O Presidente da empresa é seu modelo de atuação, o qual demonstra as características e comportamento que a organização espera de todos os colaboradores,
  • A estrutura organizacional deve estar alinhada com a missão da organização, de forma que possa ser eficiente e efetiva para alcançar os objetivos estratégicos pré-estabelecidos. Neste quesito é importante que seja tratado o tema segregação de responsabilidades para a organização,
  • Competência do staff é a condição primária, de forma que cada colaborador possa exercer com eficiência suas atividades, e para isto devem ter o conhecimento, habilidade e competência correta para desenvolver suas atividades,
  • Contar com uma Política de delegação com responsabilidades e autoridades definidas, pois é condição para um efetivo gerenciamento dos processos e equipes,
  • Também é importante a existência de uma Política de autorização e aprovação, que defina os limites de autoridade e responsabilidade,
  • A auditoria interna deve ser proativa e atuante na avaliação independente do desempenho e dos controles internos da empresa,
  • A empresa deve ter procedimentos adequados para oferecer salvaguarda aos seus ativos, assegurando que os mesmos estão adequadamente protegidos de má utilização e/ou roubo,
  • É muito importante também, que exista uma definição detalhada dos processos de trabalho, demonstrando os procedimentos necessários para que uma atividade possa ser desempenhada por pessoas ou através de processos eletrônicos.

Quanto mais aderente o ambiente interno for as estes atributos, maior será a tendência de existência, nos outros níveis (processo e atividade de transação) de controles mais confiáveis.