Eduardo-Person-Pardin.png

Eduardo Person Pardini

É sócio principal, responsável pelos projetos de governança, gestão de riscos, controles internos e auditoria interna da Crossover Consulting & Auditing. É diretor executivo do Internal Control Institute - Chapter Brasil, palestrante e instrutor do IIA Brasil.

artigos colunistasLeia todos os artigos


Governança Corporativa - Política de Integridade

Voltar

A política de integridade (conformidade), parte integrante do programa de governança corporativa

Criação de valor em um cenário de incertezas

O cenário de incertezas que as empresas têm enfrentado em sua busca para a criação de valores às partes relacionadas é extremamente desafiador. Além disto, tão importante quanto criar valor, é proteger o valor criado.

Neste contexto, tornou-se muito importante, para a empresa, contar com um processo robusto para a identificação de eventos externos e internos que possam impactar negativamente a organização a alcançar os objetivos estratégicos previamente planejados.

Justifica-se desta maneira, todo o esforço necessário para o gerenciamento dos riscos corporativos, sejam eles estratégicos e/ou operacionais, de forma a assegurar o comportamento, transparência e a confiabilidade dos negócios.

Promover sincronia entre ações e aderência às melhores práticas de gestão é responsabilidade da alta gestão, responsabilidade que não pode ser delegada.

A empresa precisa contar com condições básicas e necessárias para a sustentabilidade e perpetuidade dos seus negócios, atributos estes que devem fazer parte constante das discussões da alta administração, Conselho e Comitês.

Sem políticas claras e alinhadas, a organização falha em definir o que é aceitável e não aceitável.

>>Leia mais

Fonte: CrossOver Consulting, em 09.04.2015.