A Pesquisa Global da EY sobre Segurança da Informação – 2015, em sua 18ª edição, investiga as questões mais críticas relacionadas à segurança cibernética enfrentados atualmente pelas organizações.
Este ano nos sentimos realizados em ter 1.755 organizações participando da pesquisa, que tem como base as visões extraídas dos resultados e da nossa vasta experiência global em trabalhar com clientes, no sentido de melhorar suas soluções de segurança cibernética.
No ano passado identificamos como as organizações podem estar à frente do crime cibernético seguindo uma jornada de três fases - Ativar, Adaptar e Antecipar. Este conceito ainda se aplica, mas como ataques cibernéticos estão continuamente mudando suas táticas, aumentando sua persistência e expandindo suas capacidades, a natureza das ameaças cibernéticas evoluiu. Ataques cibernéticos estão atualmente encontrando novas e melhores maneiras de tirar vantagem da rápida expansão da digitalização, da crescente conectividade dos negócios e das formas às quais nossa vida pessoal está cada vez mais relacionada às tecnologias móveis e à internet.
Se você está com dificuldades de entender como gerenciar essa situação, você não está sozinho - mais de um terço dos participantes da nossa pesquisa ainda pensa que é improvável detectar um ataque sofisticado e, de acordo com nossa experiência, sabemos que somente as organizações mais vigilantes seriam capazes de detectar pequenas anomalias, indicativas de uma brecha de longa duração.
Segurança cibernética é mais do que uma questão tecnológica, e seu domínio não pode se restringir apenas à equipe de TI, tampouco ser uma simples responsabilidade de um diretor. Ela afeta todos os níveis de um negócio e todos os níveis executivos, de formas sutis e não facilmente detectáveis. O foco deste relatório é como várias partes de uma organização precisam estar unidas e compartilhar experiências. Dessa forma, é possível acumular evidências, identificando onde criminosos já tiveram acesso e se eles estão, agora mesmo, coletando informações que poderão afetar o valor de sua organização.
Seu foco deve permanecer em estar um passo à frente dos criminosos cibernéticos, o que atualmente significa aprender os meios de se manter em um estado constante de “Defesa Ativa”. Neste relatório, nós exploramos quais são os meios e como a EY pode apoiá-lo nessa caminhada.
Gostaríamos de agradecer pessoalmente nossos clientes por dedicar seu tempo ao preenchimento da pesquisa, e esperamos que apreciem este relatório.
Leia aqui o estudo completo.
Fonte: E&Y, acessado em 04.05.2016.