PORTARIA NORMATIVA MF Nº 1.545, DE 27.09.2024
Estabelece metas globais e respectivos indicadores para a avaliação de desempenho institucional do Ministério da Fazenda, para o ciclo de 1º de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2025.
O MINISTRO DE ESTADO DA FAZENDA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 5º, §2º, do Decreto nº 7.133, de 19 de março de 2010, e tendo em vista o art. 10 da Portaria MGI nº 3.755, de 6 de junho de 2024, e o que consta do Processo nº 19995.006805/2024-15, resolve:
Art. 1º Ficam estabelecidas, na forma do Anexo desta Portaria, as metas globais da Avaliação de Desempenho Institucional do Ministério da Fazenda, para o ciclo de 1º de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2025.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
FERNANDO HADDAD
(DOU de 30.09.2024 - págs. 42 e 43 - Seção 1)
ANEXO
METAS GLOBAIS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL DO CICLO DE AVALIAÇÃO DE 1º DE OUTUBRO DE 2024 A 30 DE SETEMBRO DE 2025
Indicador |
Finalidade |
Fórmula de Cálculo |
Fonte da Informação |
Meta |
Abrangência |
Índice de acórdãos de inteiro teor (AIT) publicados dentro do prazo de 30 dias úteis. |
Cumprimento de prazos regimentais. |
Quantidade de acórdãos de inteiro teor (AIT) publicados dentro do prazo de 30 dias úteis / Total de acórdãos de inteiro teor (AIT) publicados. |
SEI e planilhas de controle. |
90% |
Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) e |
Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Aberta e de Capitalização (CRSNSP) |
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Percentual de Revisão do Planejamento Estratégico Institucional 2023-2027 do Ministério da Fazenda. |
Revisar a estratégia institucional do Ministério da Fazenda nos seguintes instrumentos: |
Não se aplica. |
Relatórios Internos. |
100% |
Gabinete do Ministro da Fazenda (GMF) e Secretaria-Executiva (SE) |
1. Cadeias de Valor 2. Mapa Estratégico 3. Carteira de Iniciativas Estratégicas |
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Percentual de publicação dos produtos de prestação de contas do Ministério da Fazenda. |
Tornar estabelecida a prestação de contas do Ministério da Fazenda, por meio de: 1. Site do Ministério atualizado com requisitos da IN-84. 2. Publicação do Relatório de Gestão Integrado de 2024. |
Não se aplica. |
Relatórios Internos. |
100% |
Gabinete do Ministro da Fazenda (GMF) e Secretaria-Executiva (SE) |
Percentual de resposta às demandas dentro do prazo. |
Aumentar a eficiência na execução das atividades relacionadas à gestão de pessoas, afastamentos de servidores em viagens a serviço, logística, tecnologia da informação e outros assuntos de competência das unidades. |
% atendimento no prazo = (demandas respondidas / total de demandas)*100 |
Processos SEI e mensagens eletrônicas (e-mails). |
70% |
Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN) |
Percentual de participação nas reuniões de nível técnico sob responsabilidade do Ministério da Fazenda no |
Medir a eficiência da atuação dos servidores no apoio às deliberações sobre temas inerentes ao BRICS, tais como Infraestrutura, Finanças Sustentáveis, Cooperação Tributária, Cooperação Aduaneira e Taxação dos super-ricos. |
% participação = (encontros atendidos / total de encontros demandados ao servidor)*100 |
Processos SEI, relatórios internos e número de encontros. Estão planejadas 4 reuniões presenciais, sendo 3 no Brasil e 1 no exterior. Estima-se, também, a realização de 30 a 40 encontros virtuais para o debate dos temas mencionados na coluna "Finalidade". |
80% |
Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN) |
âmbito da Trilha Financeira dos BRICS, durante a presidência brasileira do grupo em 2025. |
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Percentual de participação nas reuniões do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex). |
Analisar e organizar informações para o auxílio à tomada de decisões referentes a assuntos correlatos ao Comércio Exterior no âmbito da SAIN. |
% participação = (encontros atendidos / total de encontros)*100 |
Processos SEI, mensagens eletrônicas (e-mails) e relatórios internos. |
70% |
Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN) |
Índice de realização de ações de controle de Instruções de processos e consolidação de informações. |
Analisar e estruturar informações gerenciais e/ou analisar e instruir processos administrativos. |
Soma (informações enviadas + indicações solicitadas +processos instruídos)/(total das ações previstas ou solicitadas)*100 |
Sistema Eletrônico de Informações (SEI/ME) e planilhas eletrônicas de controle. |
80% |
Secretaria do Tesouro Nacional (STN) |
Índice de Realização de Atendimento de demandas de gestão corporativa. |
Mediar a eficiência no atendimento às demandas relacionadas à gestão corporativa. |
nº de demandas atendidas/total de demandas x 100 |
Sistema Eletrônico de Informações. |
80% |
Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) |
Índice do consumo do prazo judicial em atividades administrativas. |
Medir a eficiência da atuação dos servidores no apoio à cobrança administrativa e às atividades judiciais de cumprimento de decisão judicial, por meio de índice de efetivação do cumprimento de decisão judicial. |
(Solicitação de cumprimento de decisão judicial SAJ-SICAR analisadas/Solicitação de cumprimento de decisão judicial SAJ-SICAR distribuídas)*100 |
DL PGFN (Data Lake - Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional). |
70% |
Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) |
Onde: - Solicitação de cumprimento de decisão judicial SAJ-SICAR distribuídas = quantidade de solicitações SAJ no SICAR distribuídas a algum responsável; e |
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- Solicitação de cumprimento de decisão judicial SAJ-SICAR analisada = quantidade de solicitações SAJ no SICAR analisadas (Efetivada, Não Autorizada e Não Concluída). |
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Percentual de tratamento das demandas recebidas pela AECI. |
Mensurar o percentual de processos recebidos que tiveram tratamento pela AECI. (Analisar e estruturar as informações / demandas e instruir dos Processos Administrativos). |
% = a/b a = demandas com encaminhamentos pela AECI b = demandas recebidas pela AECI |
Processos SEI, mensagens eletrônicas (e-mails) e SISCOD. |
95% |
Assessoria Especial de Controle Interno (AECI) |
Percentual de publicação, no site do MF, das atas das reuniões formais da Comissão de Ética em até 5 dias úteis após a assinatura da ata. |
Mensurar o percentual de transparência tempestiva das atas das reuniões formais da Comissão de Ética. |
% = a/b a = atas publicadas em até 10 dias corridos b = reuniões formais da Comissão de Ética |
SEI, site do Ministério da Fazenda, Plone. |
90% |
SE da Comissão de Ética |
Percentual de processos do Sistema Eletrônico de Conflito de Interesse (SECI) distribuídos em até 48 horas |
Mensurar o percentual de encaminhamentos tempestivos de processos de Conflito de Interesse pela Comissão de Ética. |
% = a/b a = distribuição de processos em até 48 horas úteis b = processos registrados no SECI horas não úteis = sábados, domingos e feriados nacionais |
SECI, SEI. |
90% |
SE da Comissão de Ética |
úteis após o seu recebimento na caixa da CE/MF no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). |
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Percentual de capacitação dos servidores. |
Incentivar a capacitação contínua dos servidores para aumentar a qualidade do serviço público e a inovação nas reformas econômicas. |
(Nº de servidores capacitados /Total de servidores) x 100 |
Registros de participação em cursos e treinamentos. |
40% |
Secretaria de Reformas Econômicas (SRE) |
Eficiência na gestão de Ouvidoria, LAI e processos do SEI. |
Monitorar a eficiência na gestão das demandas da ouvidoria, pedidos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e a distribuição e resposta dos processos recebidos via SEI. |
(Nº de processos respondidos dentro do prazo + nº de de pedidos de LAI atendidos + Demandas de ouvidoria concluídas/Total de processos, pedidos de LAI e demandas de ouvidoria recebidas) x 100 |
Relatórios de gestão da ouvidoria, Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). |
90% |
|
Participação e qualidade técnica nas Consultas Públicas. |
Avaliar a eficiência e qualidade na incorporação das contribuições das consultas públicas relacionadas às reformas microeconômicas, |
(Nº de contribuições incorporadas/Total de contribuições enviadas) x 100 |
Relatórios de consultas públicas, Sistema Eletrônico de Informações (SEI). |
75% |
|
regulação e promoção da concorrência, conforme competências contidas nos arts. 52, 53 e 54 do Decreto nº 11.907/2024. |
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Elaboração de Notas e Pareceres Técnicos. |
Monitorar a produção e qualidade das notas e pareceres técnicos elaborados pela Secretaria de Reformas Econômicas, relacionados às reformas. |
(Nº de notas e pareceres técnicos elaborados/Total de notas e pareceres técnicos enviados) x 100 |
Sistema Eletrônico de Informações (SEI), relatórios internos de acompanhamento das atividades técnicas, pareceres técnicos publicados. |
75% |
|
microeconômicas, regulação e promoção da concorrência, conforme competências contidas nos arts. 52, 53 e 54 do Decreto nº 11.907/2024 |
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Índice de consolidações de informações. |
Aperfeiçoar o processo de estruturação e gerenciamento de informações relacionadas à análise de propostas legislativas. |
[(Total de análises técnicas expedidas / Meta de registro e consolidação de informações sobre análises de propostas legislativas) x 100]. |
Sistema Eletrônico de Informações (SEI/MF) e planilhas de controle eletrônicas. |
100% |
Secretaria de Política Econômica (SPE) |
Percentual de documentos ou conjuntos de dados processados e organizados dentro do prazo. |
Analisar e organizar informações técnicas e gerenciais relacionadas aos programas e/ou políticas implementadas por meio de instrução e acompanhamento processual. |
% processado no prazo = (nº de documentos processado dentro do prazo / total de documentos)*100 |
Sistema Eletrônico de Informações (SEI/MF). |
50% |
Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária (SERT) |
Índice de Tempo de Resposta do Atendimento (ITA). |
Aferir o tempo médio de atendimento às demandas dos contribuintes nos diversos canais de atendimento da RFB. |
1 - (TM/TLC), onde: TM = Tempo médio de atendimento TLC = Tempo-limite de cada canal (Presencial = 75 min; Chat 150 min; Fale Conosco = 10 dias; Caixa Corporativa e Processos Digitais = 20 dias) |
Sistemas da RFB (Sistema Nacional de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento - SAGA, e-processo, ChatRFB) e gerenciais específicos. |
80% |
Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) |
Obs.: O resultado é ponderado pelo volume de atendimentos de cada canal em relação ao total |
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Índice de Atendimento à Demanda (IDA). |
Aferir o volume da demanda reprimida por serviços da RFB. |
1 - (DR/(Atend + DR)), onde: DR = Demanda Reprimida total, por canal Atend = Total de Atendimentos, por canal |
Sistemas da RFB ((Sistema Nacional de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento - SAGA, ChatRFB). |
90% |
Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) |
Obs.: O resultado é ponderado pelo volume de atendimentos de cada canal em relação ao total |
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Índice de virtualização de processo. |
Modernização dos procedimentos administrativos no âmbito do CONFAZ. |
(total virtualizado / total de processos) *100 |
Sistema Eletrônico de Informações (SEI/MF). |
95% |
Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) |