Sem-Título-1.pngWalter A. Polido
Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-São Paulo (2008). Professor-convidado de diversos centros universitários: Cogeae-PUC-SP; GVLaw-Rio e São Paulo; Faculdade de Direito da USP; UFRJ; UFRS; Escola Nacional de Negócios e Seguros, Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – ESA-OAB-SP; Universidade Positivo – PR; Escola da Magistratura em SP com IBDS; FESMP – Fundação Superior do Ministério Público de Porto Alegre; Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria do Rio de Janeiro]; Professor-Emérito da Escola Superior da Magistratura Federal da 1ª Região (2018- 2020). Foi Coordenador acadêmico do MBA Gestão Jurídica do Seguro e Resseguro da Escola Nacional de Seguros (sete turmas, desde a primeira em São Paulo – 2012-2019, uma em Goiânia-GO e uma em Porto Alegre – RS). Membro do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro - IBDS. Fundador e ex-presidente do Grupo Nacional de Trabalho em Meio Ambiente da AIDA – Associação Internacional de Direito do Seguro. Árbitro inscrito na Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem CIESP/FIESP, no Centro Latinoamericano de Mediación y Arbitraje del Seguro y del Reaseguro – AIDA – ARIAS LatinoAmérica, Chile, na Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada – CAMES, na Câmara de Arbitragem e Mediação do Oeste da Bahia – CAMOB e na Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – CAMARB – Atuação como árbitro em seguros e resseguros em diversas outras Câmaras: Brasil-Canadá, FGV-Rio, Amcham. Ex-Superintendente de Operações Nacionais e Membro do Conselho Técnico do IRB-Brasil Re (1975-1998). Ex-Diretor Técnico e Jurídico da Munich Re do Brasil Resseguradora S.A (1998-2008). Autor de livros de seguros e resseguro [www.polidoconsultoria.com.br]; Consultor da Polido e Carvalho Consultoria em Seguros e Resseguros Ltda. (desde 2008); Sócio da Conhecer Seguros [www.conhecerseguros.com.br]; Cocoordenador Acadêmico do Curso de Especialização em Direito do Seguro e Resseguro, da ESA-OAB-SP; Membro titular do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil – IBERC; Parecerista. http://lattes.cnpq.br/1585404610846349.
artigos colunistasLeia todos os artigos

Inédito: cursos de práticas de subscrição

Voltar

A Conhecer Seguros, empresa de treinamentos com foco em seguros e gestão, lança uma série de cursos práticos de subscrição de riscos. O objetivo desses treinamentos é demonstrar, manuseando de forma prática, as técnicas utilizadas no processo de aceitação e(ou) recusa de propostas de seguros, em diferentes ramos. A subscrição (ou underwriting, como é conhecido internacionalmente), representa o elemento fundamental da operação securitária.

A liberdade na estipulação das bases contratuais atribuída às Seguradoras, quer por força da Lei de Liberdade Econômica (13.874/2019) e também pela iniciativa de modernização das normas vigentes em processo de desenvolvimento pela Susep, refletem no fato de que a aceitação de riscos deve passar por necessário aprimoramento técnico no país, cujo processo é mandatório e todos os players devem se adaptar, urgentemente.

Melhorar o processo de subscrição pode ser tarefa de relevante desafio para as Seguradoras, notadamente pelo fato de estarem acostumadas a modelos encontrados em mercados padronizados, assim como o brasileiro. Em mercados de regime aberto, para cujo modelo o Brasil se encaminha a passos largos, depois de longo período de sistema fechado, a subscrição e a sua boa performance, representam fatores de competitividade real ou mesmo de permanência sustentável ou não da Seguradora naquele determinado segmento.

O novo cenário abrange os seguros massificados e, primordialmente, o segmento representado pelos grandes riscos. O desafio da transformação pelo qual as Seguradoras devem, necessariamente, passar em suas áreas de subscrição se torna evidente. Não há paliativo para alcançar este objetivo senão a intensificação na busca do conhecimento especializado, assim como tantos outros mercados já providenciaram.

Com os retornos das aplicações financeiras em patamares modestos, a melhoria do resultado operacional das Seguradoras é imperativo para balancear o desempenho financeiro de modo geral. O processo de subscrição de riscos sob bases técnicas eficientes, constitui a única ferramenta para a obtenção de melhores resultados operacionais.

Os profissionais que atuam na área de subscrição/underwriting devem estar preparados para esta nova fase. Aqueles que detiverem apenas conceitos generalistas, sem especialização adequada, serão considerados inaptos dentro do novo modelo de mercado e de suas exigências modernizadoras. Os subscritores precisam conhecer o fundamental dos segmentos em que atuam. No mercado aberto e descentralizado dos padrões contratuais antes impostos pelo Estado, a importância do perfeito conhecimento da técnica é preponderante, tornando este capital pessoal como ferramenta estratégica e de competitividade.

Desenvolvidas na modalidade online ao vivo, cada curso tem por objetivo levar o participante a experimentar o novo cenário e estabelecer os Termos & Condições para cada tipo de seguro em face das novas exigências. Com abordagem eminentemente prática e tendo apenas como pano de fundo a teoria aplicável em cada caso, os treinamentos trabalharão com Estudos de Casos.

O primeiro curso será sobre o seguro de Responsabilidade Civil Produtos e Operações Completadas, sob a minha condução. Os demais já foram elaborados pelos docentes da Conhecer Seguros e serão ofertados ao público em geral brevemente:

Seguros de Propriedades – Grandes Riscos, conduzido pelo professor David J. Neves (do IRB-Brasil Re).

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional – Profissionais da Saúde, conduzido pelos professores Karina Lanzellotti Saleme Losito e Daniel Mascagni de Lamboy (respectivamente, da Zenite e da Tokio Marine Seguradora).

Seguros do Agronegócio, conduzido pelos professores Leandro Calve e Frederico Simões Domingues (respectivamente, da Porto Seguro e da Sedgwick).

Seguro de Riscos de Engenharia, conduzido pelos professores Lucas Lopes e Patrícia Scandura (ambos da Munich Re).

Seguros de Riscos Ambientais, conduzido pelos professores Walter Polido, Eliane R. Poveda, Fábio Barreto, Nathália Gallinari, Marco Antônio Ferreira (Conhecer Seguros – Consultora Ambiental – Chubb – AIG – Sustenseg)

Seguro de Responsabilidade Civil Operações Comerciais e(ou) Industriais e Empresas Concessionárias de Serviços de Interesse Público – infraestrutura – conduzido pelo professor Walter Polido (Conhecer Seguros)

Seguros de Vida – conduzido pelo professor Júlio César A. Coutinho do Rego (do IRB-Brasil Re).

As inscrições nos cursos podem ser feitas diretamente no site da Conhecer Seguros, podendo também ser encontradas informações adicionais sobre cada um dos treinamentos.

05.11.2020