Thabata_Najdek

Thabata Najdek

Thabata Najdek é advogada e atualmente cursa LLM em Direito dos Mercados Financeiros e de Capitais no INSPER. Há oito anos no mercado segurador, atua nas áreas de responsabilidade civil e linhas financeiras nas companhias líderes de mercado com experiência nos produtos de linhas financeiras D&O, E&O, BBB, Commercial Crime, EPL, e Liability. Experiência na análise e regulação de sinistros, subscrição, colocação de riscos com resseguradores, revisão e desenvolvimento de produtos, bem como treinamentos e capacitação de colaboradores e corretores nestes ramos.



artigos colunistasLeia todos os artigos

Ranking D&O 2019

Voltar

imagem thabata 19052020

Fonte: SUSEP

Apesar do crescimento de apenas 1,1% do PIB brasileiro em 2019, o volume de prêmio do seguro D&O cresceu 36%. Ano após ano esse produto cresce bem acima do mercado e há vários motivos que justificam esses números.

O primeiro deles é que as maiores apólices cujos prêmios correspondem a centenas de milhares de reais e algumas literalmente a milhões de reais, quando têm aumento de prêmio seja pelo risco ou pela sinistralidade, há um impacto direto no crescimento desse número.

Outro fator é o aumento da demanda pelo seguro que cresce desde os reflexos da crise de 2008. Os gestores estão notando o próprio risco e buscam mecanismos de proteção, seja por meio de carta conforto, seja pelo seguro D&O.

Apesar dos vultuosos resultados, ainda há muito que se fazer no seguro D&O. Esse número não é proporcional a quantidade de apólices emitidas, uma vez que o prêmio médio das apólices emitidas desse ramo é bem alto.

A maioria das empresas denominadas “middle market” não contratam o seguro para proteção dos seus gestores, elas sequer compreendem o risco ao qual eles estão expostos. Precisamos alertar sobre a vulnerabilidade, educar sobre a gestão de risco e apresentar o seguro D&O como instrumento efetivo para essa mitigação.

Outro ponto a ser abordado sobre o ranking de 2019 é a respeito das companhias que entraram nesse mercado recentemente. A Swiss RE com pouco tempo de atuação teve o volume de prêmio aumentar de R$ 785mil para R$ 9,2 milhões. A Starr de R$ 50 mil para R$ 4,4 milhões. Mesmo com a grande concentração das líderes, que possuem 2/3 de market share, é possível ganhar mercado no D&O.

E a entrada de novas companhias só favorece o mercado, mais opções, novos produtos e obviamente mais capacidade.

Se quiser saber mais sobre o seguro D&O, como vender, diferenças entre os produtos e ter consultoria diária clique aqui.

19.05.2020