Foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução nº 1/2015 do Comitê Gestor do eSocial, regulamentando o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). A norma aprova a nova versão do Manual de Orientação do eSocial (versão 2.0).
“Essa regulamentação era muito esperada pelas empresas. Agora cabe aos empresários se prepararem para unificar as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, padronizando a transmissão, validação, armazenamento e distribuição dessas informações”, analisa o diretor da área de impostos da KPMG no Brasil, Valter Shimidu.
Adicionalmente, a Resolução comunica os prazos para o envio de diversos eventos, tais como: comunicação de acidente de trabalho, informações de desligamento, afastamento temporário, dados de folha de pagamento, admissão, etc.
Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 155 países, com mais de 162.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.
No Brasil, somos aproximadamente 4.000 profissionais distribuídos em 13 Estados e Distrito Federal, 22 cidades e escritórios situados em São Paulo (sede), Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Osasco, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos, São José dos Campos e Uberlândia.
Fonte: Ricardo Viveiros, em 25.02.2015.