Data e horário: 26/09 (8h30 às 18h) e 27/09/14 (8h30 às 17h)
Local: Rua Treze de Maio, 1540 – Bela Vista – São Paulo – SP
“A necessidade de excelência na atenção a saúde é tema central de diversos Fóruns Mundiais e vista como primordial para o progresso econômico e social de um país. O elevado custo da saúde faz crescer a importância das intervenções dos profissionais da área e reforça a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a maior atuação na promoção e proteção, especialmente quando se trata das condições crônicas, onde a complexidade e os mutideterminantes exigem estratégias que envolvem, além de abordagens intersetoriais, a melhoria do estilo de vida como alternativa fundamental para o sucesso no seu controle.
A compreensão dos fatores de risco e proteção a saúde e as fortes recomendações de atuação não medicamentosa, faz surgir a necessidade de respostas diferentes e mudanças fundamentais nos tratamentos que, tradicionalmente, já são oferecidos pelos profissionais de saúde. O Coaching em Saúde surge como uma abordagem que atende a essas novas diretrizes de cuidado da OMS, reunindo metodologias e abordagens que visam elevar a performance dos profissionais e das pessoas na obtenção dos resultados positivos desejados”.
OBJETIVOS
- Demonstrar a diferença na abordagem do coaching em saúde das outras abordagens tradicionais e apontar sua importância.
- Discutir sobre a excelência na atenção a saúde e sua importância para o progresso econômico e social de um país.
- Instrumentalizar profissionais de saúde com ferramentas de coaching, capacitando-os para sua aplicação imediata.
- Demonstrar casos de como fazer a aplicação de coaching a fatores de risco.
- Capacitar os participantes sobre como fazer a gestão de um programa de coaching.
PARA QUEM SE DESTINA
Profissionais de saúde que atuam em Operadoras de Planos de Saúde, hospitais, clínicas e saúde-pública: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, profissionais da educação física e etc.
PROGRAMAÇÃO
Dia 26/09/14 – sexta-feira
8h30 – Abertura - Dr. Alexandre Lourenço
8h40 - Módulo I – Saúde Suplementar – Dados, Tendências, Aspectos Legais e Epidemiologia
- Informações / Dados
- Aspectos da legislação – ANS
- Necessidades de revisão nas abordagens em saúde
- Principais fatores de risco ás doenças (Oganização Mundial da Saúde - OMS)
- Epidemiologia dos fatores de risco para a saúde da população
Docente: Cláudio Vítor V. N. Farias
10h30 – Coffee break
10h45 - Módulo II – Porque Coaching em Saúde
Por quê Coaching em Saúde?
- Recomendações de abordagem às doenças Crônicas
- Conceituação e evidências de estudos
- Coaching X Mentoring X Psicoterapia
- Tipos de Coaching
Docente: Sâmia Simurro
12h15 – Intervalo para o almoço
14h00 - Módulo III - Bases Teóricas e Estratégias de Intervenção do Coaching
- Fatores de influência nas escolhas comportamentais
- Entrevista motivacional
- Modelo transteórico de Prochaska e DiClemente
- Psicologia positiva
- Teoria Social cognitiva
Docente: Sâmia Simurro
16h00 – Coffee break
16h15 - Módulo IV - Ferramentas de Coaching
- Definição de metas (smart-goals)
- Estrutura de sessão
- Competências do coaching (CHA, escuta reflexiva, perguntas abertas, presença, mindfullness)
- Definição de metas (smart-goals)
Docente: Rachel Skarbnik
18h00 – Encerramento do Primeiro Dia
Dia 27/09/14 – Sábado
8h30 – Continuação do Módulo IV - Docente: Rachel Skarbnik
9h30 – Coffee break
9h45 – Módulo V - Aplicação do Coaching a Fatores de Risco
- Comportamento alimentar
- Aderência à medicamentos
- Comportamento em atividade física
- Gerenciamento do estresse
Docentes: Tathiane Tioko da Silva Tanaka Matsuo, Daniele Kallas e Rachel Skarbnik
12h30 – Intervalo para o almoço
14h00 – Continuação do Modulo V - Aplicação do Coaching a Fatores de Risco
- Tabagismo
- Uso de álcool
Docente: Cláudio Vítor V. N. Farias
15h00 - Módulo VI - Gestão de um Programa de Coaching
- Case de Sucesso
- Monitoramento
- Indicadores
Docente: Cláudio Vítor V. N. Farias
17h00 – Encerramento
DURAÇÃO
16 horas/aula
COORDENADORA CIENTÍFICA E DOCENTE
Sâmia Aguiar Brandão Simurro, MD, CWP - Coordenadora do Curso de Extensão em Bem-Estar e Qualidade de Vida da PUC. Professora do Curso de MBA da Univ. São Camilo - em Gestão de Programas de Qualidade de Vida. Sócia-Fundadora da Empresa SeR – Psicologia. Vice-Presidente de Projetos da ABQV. Consultora em Stress e Saúde Mental nas Organizações.
DOCENTES
Dr. Alexandre Lourenço - Presidente da ABRAMGE-SP e da Universidade Corporativa Abramge.
Daniele Kallas - Diretora da ECOS – Educação Corporal e Saúde. Coordenadora e autora do livro Guia Brasileiro de Práticas Corporais nas Organizações. Personal Trainer e Coach em Saúde e Bem Estar, certificada pelo ACSM.
Rachel Zausner Skarbnik - Certificações Internacionais em Executive e Life Coach pelo ICI e Wellness e Health Coaching. Coautora de vários livros no tema do bem-estar e coaching como o “Manual Completo de Coaching”.
Tathiane Tioko da Silva Tanaka Matsuo - Certificação Internacional de Wellness e Health Coaching - International Coach Federation, Wellness Coaching Training Institute.
Cláudio Vítor V. N. Farias – Advogado especialista em Sistema de Qualidade & Produtividade (Universidade Estácio de Sá no ano de 2000), MBA em Marketing (FGV), MBA – Executivo Internacional – Gestão Empresarial (FGV/OHIO University) e Módulo Internacional – Business and Management for Internacional (Univ. da Califórnia, Irvine). Vasta experiência nas áreas de Coaching, Atendimento, Qualidade, Marketing, Comercial, Liderança e Processos de Equipes. Forte atuação na Saúde Suplementar em: negociações, fluxos de pagamentos, glosas e recursos, implantações das regulamentações da ANS.
COMO PARTICIPAR:
Taxa de Inscrição (individual) - Vagas Limitadas
. R$ 800,00 (oitocentos reais) para associados da ABRAMGE.
. R$ 900,00 (novecentos reais) para não associados.
Incluso Material de Apoio, Certificado, Coffee breaks e Almoço
Depósito no Banco Itaú - Agência 9279 - C/C 79292-4 em nome da Universidade Corporativa Abramge - CNPJ: 11.997.751/0001-40.
Enviar comprovante de depósito juntamente com a ficha de inscrição para o e-mail uca@abramge.com.br.
Estacionamento conveniado - MultiPark - Rua Carlos Sampaio, 201
Somente serão aceitas substituições se utilizadas no mesmo evento.
O não comparecimento do participante, inscrito no evento, não dará direito à devolução do valor pago.
Mais informações: Fone: (11) 3289 - 7511 com Fabiana.
Obs.: Vagas Limitadas.
CLIQUE AQUI PARA O PREECHIMENTO DA FICHA DE INSCRIÇÃO
Fonte: Abramge, em agosto de 2014