Buscar:

Webinário tira dúvidas sobre edital e detalha próximas etapas do projeto

Imprimir PDF
Voltar

“Iniciativa eleva atuação da ANPD a um patamar de reconhecimento internacional”, destaca Waldemar Gonçalves, Diretor-Presidente. Evento contou com a participação de consultora da USP

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) realizou, na manhã desta terça-feira (15) webinário sobre sandbox regulatório em inteligência artificial e proteção de dados, no qual foram detalhados aspectos relacionados à participação dos interessados e ao desenvolvimento do projeto. Também foram respondidas dúvidas sobre o edital enviadas pela sociedade.

Ao abrir a transmissão, no canal da ANPD no Youtube, o presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves, destacou que o mundo tem sido varrido por sucessivas ondas de inovação tecnológica, mas que a inteligência artificial é um verdadeiro tsunami, tendo em vista o grau de capilaridade com que se fará cada vez mais presente nas atividades humanas.

“A ANPD, como um elemento central do sistema de proteção de dados, está se preparando para cumprir seu papel frente a essa nova realidade. Prova disso é que realização do projeto de sandbox pôs a autarquia em um patamar ainda mais elevado perante a comunidade internacional”, disse.

O webinário, conduzido pela diretora Miriam Wimmer, contou também com a participação de Lucas Costa dos Anjos, Coordenador-Geral de Tecnologia e Pesquisa (CGTP) da ANPD, e outros servidores envolvidos diretamente com a iniciativa. Marcus Vinícius Rocha, da CGTP, fez uma breve apresentação do projeto desde suas origens até as próximas etapas; Diego Machado, da mesma coordenação, e Cristina Godoy de Oliveira, professora e Coordenadora da equipe de consultores da USP, esclareceram as principais dúvidas sobre o edital.

Saiba mais

O Sandbox Regulatório é uma iniciativa em que a Autoridade supervisiona o processo de desenvolvimento e testagem de projeto de sistema de inteligência artificial com vistas à experimentação de técnicas e tecnologias ou de modelos de negócio inovadores. Nesta edição piloto, a Autoridade estimula a apresentação de projetos inovadores que promovam a transparência algorítmica.  

Para participar, é preciso ser pessoa jurídica de direito público ou privado, possuir capacidade técnica e econômica, aptidão para desenvolver o projeto proposto e não estar impedido de participar de licitações nem de firmar contratos com a Administração Pública Federal. Dúvidas podem ser enviadas ao endereço eletrônico sandbox@anpd.gov.br.

Fonte: ANPD, em 15.07.2025.