Buscar:

“Vocês são o Brasil que está dando certo”, disse o Ministro Carlos Lupi na abertura do 44° CBPP

Imprimir PDF
Voltar

Por Alexandre Sammogini

Em uma concorrida cerimônia de abertura do 44° Congresso Brasileiro de Previdência Privada, nesta quarta-feira (18), o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, ressaltou a importância do setor de Previdência Complementar Fechada para se garantir o bem estar do trabalhador ao mesmo tempo que permite os investimentos no desenvolvimento econômico do país.

“É de fundamental importância para nós, participarmos deste Congresso que discute como superar o maior desafio do mundo moderno: de propiciar o bem estar do cidadão através do equilíbrio entre proteção do trabalhador e o ganho dos investimentos”, disse em seu discurso. Também participaram na abertura do evento o Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, o Secretário dos Regimes Próprio e Complementar, Paulo Roberto dos Santos Pinto, o Diretor-Superintendente da Previc, Ricardo Pena. O Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, mandou mensagem gravada em vídeo – leia mais.

O Ministro destacou a necessidade de mudança de visão dos órgãos de fiscalização e regulação sobre o setor, passando de uma abordagem policialesca para um relacionamento de estímulo ao fomento. “Temos o dever de acompanhar e fiscalizar, mas principalmente de facilitar que os recursos cresçam alcançando o equilíbrio entre o capital e o trabalho. Temos de acabar com a visão policialesca em relação ao setor. A Previc deve acompanhar a eficácia e possíveis erros, mas a democracia deve voltar a imperar”, comentou.

O Ministro disse que ele e sua equipe tem trabalhado para incentivar o diálogo que é fundamental entre participantes, patrocinadores, governo e entidades em busca de uma gestão cada vez mais transparente. “A transparência é o principal instrumento para chegar a tomada das melhores decisões. Temos a visão de proteger a parte mais fraca, mas também a parte mais forte tem de sobreviver e gerar os melhores investimentos. Vocês são o Brasil que está dando certo”, comentou.

Carlos Lupi defendeu a capacidade de ampliação dos investimentos, para que os recursos sejam direcionados para financiar a infraestrutura e a economia produtiva. “Podem contar com a Previdência Social como parceira, tanto na Secretaria quanto na Previc”, concluiu.

Continue acompanhando a cobertura completa do 44° Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), que iniciou nesta quarta-feira, 18 de outubro, em formato híbrido – presencial em São Paulo (Transamérica Expo Center) e online –, e segue com programação até sexta-feira.

O 44º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Asa Investments; BB Asset; BNP Paribas Aset Management; Itajubá Investimentos; Sinqia. Patrocínio Ouro: Aon; Bradesco; BV Asset; Galapagos Capital; Genial Investimentos; Itaú; MAG; Safra; Santander Asset Management; Spectra Investments; SulAmérica Investimentos; XP. Patrocínio Prata: Aditus; Alaska; Anbima; Principal Claritas; Constância Investimentos; Maps + Data A; GTIS Partners; Hashdex; JP.Morgan Asset Management; NAVI; Neo; PFM Consultoria e Sistemas; Trígono Capital; Velt Partners; Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Apoena; BlackRock; Capitânia Investimentos; Carbyne Investimentos; Fator; Fram Capital; Franklin Templeton; Hectare Capital; HMC Capital; Inter; Investira; Mapfre Investimentos; Market Axess; Marsche; Mercer; Mestra Informática; Mirae Asset; Polo Capital Management; PRP Soluções Contábeis; RJI Investimentos; Schroders; Teva Indices; Trust Solutions; uFund.

Fonte: Abrapp em Foco, em 18.10.2023.