O Familinvest fechou o mês de janeiro com rentabilidade de 1,10%. O resultado foi superior ao da poupança - que teve alta de 0,71% -, e ao do IPCA, índice oficial da inflação no país, que subiu 0,53%. Os PGBLs similares do mercado, com até 15% da carteira investida em renda variável, também tiveram retorno de 1,10%.
O desempenho do plano ficou um pouco abaixo apenas do CDI, que fechou em 1,12% no primeiro mês do ano.
"Mantivemos em janeiro a estratégia de zerar os ativos de risco do plano, o que contribuiu para o bom desempenho registrado no período", explica o diretor de Investimentos, Jorge Simino Junior. "Já os PGBLs similares do mercado tiveram desempenho semelhante ao do Familinvest por terem se beneficiado da alta do Ibovespa, que subiu 3,4% no primeiro mês do ano", acrescenta.
No comparativo do resultado consolidado desde a criação do plano (desde maio de 2019), o Familinvest mantém a vantagem sobre todos os investimentos: a rentabilidade acumulada no plano da Vivest é de 26,6% contra 16,58% dos PGBLs e 17% da poupança. O plano também supera o CDI no período, que foi de 25,96%.
Nesse período, o Familinvest foi o único – entre os referenciais mencionados - com rendimento acima da variação da inflação, que subiu 24,83%. Todos os outros ficaram abaixo dessa variação.
Confira a evolução nos gráficos a seguir:
Rentabilidade do Familinvest em Janeiro/23
Rentabilidade do Familinvest desde a criação do plano (Maio de 2019)
Fonte: Vivest, em 21.03.2023