Você confere a seguir a prévia dos resultados dos investimentos dos planos de previdência da Vivest em julho de 2024. Dentro de alguns dias, você receberá o resultado consolidado, conhecido como resultado contábil.
Essa prévia considera apenas a rentabilidade dos investimentos no mês. Já o resultado contábil leva em consideração não apenas a rentabilidade dos investimentos, mas também o retorno com outras operações, como empréstimos.
Logo, ao acompanhar os números, você deve estar atento porque pode ocorrer uma pequena diferença entre o resultado divulgado na prévia e o resultado final, contábil, que é o que aparecerá no extrato do seu plano.
O Boletim de Rentabilidade, para os planos de renda vitalícia, e o Raio-X de Investimentos, para os planos de Contribuição Definida, apresentarão os resultados finais e serão divulgados nos próximos dias. Esses materiais fornecerão uma análise detalhada sobre o desempenho do seu plano.
Desempenho médio (em %) dos planos indexados ao IPCA e Meta Atuarial*: PSAP/Emae, PAP-BSPS, PAP-CV, PSAP/CESP B1 e PSAP/Rio Paranapanema.
Desempenho médio (em %) dos planos indexados ao IGP-DI e Meta Atuarial*: PSAP/AES Brasil, PSAP/Elektro e PSAP/Eletropaulo:
Desempenho médio (em %) do plano com indexador híbrido (considera IGP-DI e IPCA por tempo determinado) e Meta Atuarial*: PPCPFL, PSAP/CTEEP e PSAP/Piratininga.
Desempenho (em %) dos planos da modalidade Contribuição Definida (CD):
Para acompanhar a rentabilidade do seu plano, mês a mês, acesse a área de previdência (clique aqui) do nosso portal.
Notas:
- Os planos PSAP e PAP são planos que têm benefício de renda vitalícia, e são subdivididos em subplanos. Nos subplanos BSPS e BD, estruturados na modalidade de benefício definido, o valor da aposentadoria é determinado com base no salário e tempo de serviço do participante. Em contrapartida, no subplano CV, estruturadado na modalidade de contribuição variável, os participantes têm flexibilidade para contribuir com valores variáveis, mas não há garantia de um benefício fixo na aposentadoria, uma vez que ele dependerá do saldo acumulado até o momento do recebimento do benefício.
- Meta atuarial é uma previsão da rentabilidade do plano de previdência no longo prazo. É geralmente expressa como uma porcentagem anual esperada de retorno sobre os investimentos, acima da inflação. Se o retorno dos investimentos ficar abaixo ou acima dessa meta, ajustes podem ser necessários para equilibrar a saúde financeira do plano.
Fonte: Vivest, em 12.08.2024.