Buscar:

Valorização do Novo Plano e REB bate meta e chega aos 300% do CDI em 2019

Imprimir PDF
Voltar

Forte desempenho em dezembro contribuiu para resultado recorde do ano

Os planos de contribuição variável da FUNCEF tiveram seu melhor desempenho de 2019 em dezembro e confirmaram retorno anual recorde das cotas em relação ao CDI, índice de referência para aplicações em renda fixa. As cotas do Novo Plano e do REB se valorizaram 4,49% e 5,17% em dezembro, mais de 11 vezes o CDI mensal (0,38%).

Com isso, a valorização acumulada de 2019 foi de 17,41% no Novo Plano e de 17,96% no REB, batendo com folga a meta atuarial de 9,18% no período e garantindo retorno anual expressivo de 292% e de 301% do CDI (5,96%).

Valorização das cotas (%)

Como é feita a divulgação

As diferentes periodicidades de divulgação dos resultados dos planos da FUNCEF têm a ver com as suas características. O Novo Plano e o REB são planos de contribuição variável, modalidade em que o saldo em conta de cada participante é individualizado em cotas, cuja variação de valor representa uma rentabilidade líquida (descontadas as taxas de administração e para o custeio dos benefícios de risco) calculada todos os meses.

Já a estrutura do REG/Replan é diferente por se tratar de um plano de benefício definido, mutualista por definição. Neste caso, não há cotas individuais e o benefício futuro é calculado atuarialmente.

Fonte: FUNCEF, em 17.02.2020