Por Justiliana Sousa
A recusa dos planos de saúde e SUS em fornecer Ozempic está causando controvérsia. Entenda os direitos dos pacientes e o papel do Judiciário nesse debate essencial
A obesidade sempre foi um ponto crítico no nosso país. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde, visto que atinge milhões de brasileiros e traz consequências graves, como hipertensão, diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, gordura no fígado, entre outras condições associadas.
Como se não bastasse, vivemos a era dos doramas, as famosas séries asiáticas, que conquistaram o coração do público brasileiro. No entanto, os padrões de beleza representados pela cultura asiática, têm influenciado na percepção de imagem corporal no Brasil, fazendo com que muitos idealizem os corpos das atrizes dos doramas. Idealização desconectada da nossa realidade cultural, promovendo metas quase inatingíveis quando considerada a saúde e não apenas a estética, gerando ainda um paradoxo, pois enquanto uns buscam atingir padrões irreais de magreza outros lutam contra a obesidade e enfrentam dificuldades em relação ao acesso a tratamentos.
Fonte: Migalhas, em 26.12.2024