Buscar:

UniAbrapp e Ancep: Curso traz o enfoque para os passivos dos benefícios pós-emprego para os patrocinadores no dia 2 de dezembro

Imprimir PDF
Voltar

Por Alexandre Sammogini

UniAbrapp-e-Ancep

A UniAbrapp, em parceria com a Ancep, segue realizando a série de treinamentos que aprofundam pautas e conteúdos debatidos no 2º Fórum UniAbrapp Ancep. No próximo dia 2 de dezembro, das 9h às 13 horas, será realizado o curso “Benefícios Pós-Emprego”, com os especialistas Carlos Pacheco (Abrapp e Funcef) e Luiz Felipe Dutra (Abrapp e Ancep).

A programação dos treinamentos está baseada nos capítulos do Manual de Contabilidade Aplicado às EFPC. “O Manual de Contabilidade é um marco histórico para nós contadores de fundos de pensão e admiradores do negócio ‘previdência’, que é um modelo de negócio nobre e essencial para o crescimento de uma nação. Na verdade, o modelo de acumulação de poupança para utilização futura dos recursos dá um ganho em dobro para um país porque, na outra ponta, conseguimos utilizar os recursos para projetos de longo prazo, essencial para destravar projetos vultosos e que o mercado de capitais cobraria um prêmio muito elevado para esse tipo de financiamento”, diz Luiz Dutra.

O especialista explica que o manual poderá auxiliar aos usuários, contadores ou não, na busca mais amigável para qualquer tipo de consulta, desde provisões, ativos contingentes, a teste de impairment. “Administradores, conselheiros e demais stakeholders passam a ter uma fonte para consulta e orientação para tomada de decisão com maior convicção e entendimento mais profundo da matéria”, diz.

Objetivo do curso - O capítulo de Benefício a Empregados, ou Benefício Pós-Emprego, teve a proposta de fazer uma abordagem mais simples para um pronunciamento complexo e que transita, na maioria das vezes, por questões atuariais. “O treinamento irá procurar esclarecer como os usuários poderão entender as diferenças das provisões entre entidades patrocinadas e patrocinador referente à mesma massa de participantes”, comenta Luiz Dutra.

Esse assunto (reconhecimento, mensuração e divulgação de benefício pós-emprego) tem despertado interesse cada vez maior no Brasil, e já aparecem alguns artigos científicos sobre o tema, que procuram evidências de que o registro dos compromissos contratados na patrocinadora podem vir a ser bem diferentes por utilização de premissas distantes da maior probabilidade de realização.

Além disso, analistas de mercado, que fazem cobertura das empresas patrocinadoras de planos BD, podem atentar para a matéria e apontar esses riscos para o mercado. Ainda hoje encontramos provisões matemáticas sendo mensuradas com tábua AT-83, que está desatualizada. Outro ponto importante, acrescenta o especialista, também passa pela visão da auditoria independente que, na maioria dos casos, acaba qualificando o seu parecer pela simples falta de divulgação adequada, e não por erro material.

O último curso da série acontecerá no próximo dia 6 de dezembro, das 9h00 às 13h00 com o tema “Exemplos Práticos de Contabilização nas EFPC”.

Clique aqui para acessar a programação completa dos cursos Pós-Fórum da UniAbrapp e Ancep e fazer sua inscrição.

Fonte: Abrapp em Foco, em 30.11.2021.