Buscar:

Um ano de telemedicina no Brasil: o que mudou e o que está por vir?

Imprimir PDF
Voltar

No próximo dia 23, a telemedicina completa um ano em exercício no Brasil. Desde que foi autorizada pelo Ministério da Saúde em caráter emergencial, os brasileiros passaram a utilizar a tecnologia para evitar o deslocamento para clínicas, consultórios e hospitais, diminuindo o risco de exposição à Covid-19 e ajudando a controlar a disseminação da doença.

De lá para cá, só na Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, mais de 740 mil consultas remotas já foram agendadas e mais de 15 mil profissionais de saúde passaram a utilizar a ferramenta no Brasil. No total, foram 6.5 milhões de minutos em videconsultas pela plataforma, o equivalente a 12,4 anos.

Com a adesão à tecnologia, pacientes e profissionais de saúde puderam dar continuidade aos cuidados, mesmo durante o isolamento social. Enquanto no primeiro período de medidas restritivas, em 2020, houve uma queda de 50% nas consultas, no segundo, agora em 2021, a redução foi menor que 1%, revelando que a tecnologia foi muito bem aceita entre os brasileiros e chegou para ficar.

Leia aqui na íntegra.

Fonte: Saúde Business, em 22.03.2021