Buscar:

UNIDAS elege Diretoria Nacional, Conselho Deliberativo e Fiscal para o triênio 2022-2024

Imprimir PDF
Voltar

Em Assembleia Geral realizada no dia 30 de novembro, o plano de trabalho da próxima gestão e o orçamento 2022 foram aprovados por unanimidade pelos participantes

unidas 30112021 1

Diretoria eleita para o triênio 2022-2024

A UNIDAS reuniu suas filiadas — de maneira presencial e online — para eleição da diretoria nacional do próximo triênio, eleição dos conselhos deliberativo e fiscal, e aprovação do plano de trabalho e orçamento para 2022. O encontro foi realizado no dia 30 de novembro no Centro Internacional de Convenções Brasil – CICB, em Brasília-DF. A votação para a diretoria nacional teve chapa única, que foi eleita por aclamação pelos participantes. Anderson Mendes (Cassi) segue na presidência da entidade até 2024, junto com Cleudes de Freitas (vice-presidente, Asfeb), e os diretores Daniele Vasconcelos (administrativa-financeira – Postal Saúde), Werner Dalla (integração – Abertta Saúde), Marina Yasuda (técnica – Amagis Saúde), Patricia Melo e Souza (treinamento e desenvolvimento – Fundação Real Grandeza) e Adir Meirelles Jr. (comunicação – Saúde Petrobras).

A reunião começou com o presidente Anderson Mendes apresentando o relatório de gestão com os resultados obtidos nos últimos três anos. “Assumimos com a proposta de posicionar a UNIDAS como uma entidade que deve entregar valor, prestar serviço. Acreditamos, adicionalmente, que a UNIDAS acontece pelas próprias filiadas. É a participação de vocês que garante retorno”, afirmou Mendes. “Nesse primeiro mandato, procuramos ter um olhar coletivo. Revisitamos nosso planejamento para entender o que as filiadas queriam. Nossa filosofia não foi a de fazer o que a diretoria desejava, mas o que todos demandavam”, complementou.

O relatório destacou as principais ações do mandato, especialmente os desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe para as autogestões. Para responder ao surgimento da doença, a entidade criou uma série de iniciativas focadas em auxiliar as autogestões a oferecer as melhores condições de atendimento para seus beneficiários, como o serviço de telessaúde, disponibilizado de forma gratuita a todas as filiadas e quase 4 milhões de beneficiários. “Quando veio a Covid, e pegou todos de surpresa, nossa primeira ação foi pensar o que podemos fazer para ajudar nossas filiadas com serviços efetivos”, destacou o presidente da entidade. Outra mudança fundamental durante essa gestão foi no formato do Congresso e Seminário, que passaram a ser realizados na forma online e/ou híbrido e com inscrição gratuita para os colaboradores das filiadas.

O diretor de integração Werner Dalla apresentou o plano de trabalho para 2022, destacando a importância estratégica de alguns projetos como o painel das autogestões. “Estamos aqui fazendo uma transformação partindo de algumas bases. O uso de dados para auxiliar nossas filiadas na tomada de decisões é um bom exemplo”, disse. Já o diretor administrativo-financeiro Maurício Lopes também apresentou também a previsão orçamentária para o próximo ano. Ambas as propostas foram aprovadas por unanimidade pelos participantes.

Eleição para diretoria e conselhos

A votação começou pela apresentação dos candidatos ao conselho deliberativo apresentando suas propostas. No total, se inscreveram 19 participantes para 10 vagas. Em seguida, foi a vez dos candidatos ao conselho fiscal — três, para três vagas — falarem sobre suas propostas. Por último, os membros da chapa única para a diretoria nacional, encabeçada pelo fizeram cada um seu discurso.

Mendes foi o primeiro a falar e destacou a importância da continuidade dos projetos iniciados no mandato atual. “Temos que seguir com a transformação que iniciamos”, disse. Em seguida, Marina Yasuda destacou o espírito coletivo no qual a entidade tem se focado. “A UNIDAS trata suas filiadas como coirmãs”. Já Patrícia Melo e Souza falou sobre a entrega de resultados da atual gestão. “Tenho certeza de que vamos colher ainda muitos frutos do que fizemos nesses últimos três anos”, afirmou. Daniele Vasconcelos, que ocupará a diretoria administrativa-financeira, ressaltou o alinhamento e respeito entre os membros da chapa e disse que pretende colaborar para “a continuidade do ótimo trabalho realizado até agora”. Já o Cleudes de Freitas lembrou que “a UNIDAS somos todos nós. Quero agradecer às filiadas. Tudo que fizemos foi porque todos se engajaram no projeto”. Adir Meirelles falou sobre a excelência na entrega da UNIDAS e a vinculação com o propósito da entidade. “A entidade está muito próxima das autogestões e isso traz muita segurança para todos”, disse.

Anderson Mendes também agradeceu ao atual diretor administrativo-financeiro, Maurício Lopes, pelo trabalho e empenho durante esse mandato. O encerramento da apresentação da chapa foi realizado pelo diretor de integração, que destacou a relevância da UNIDAS junto às filiadas. “A UNIDAS só será fortalecida se a liderança das autogestões acreditarem na entidade”, completou. A Chapa para a diretoria nacional foi eleita por aclamação pela plenária.

Confira a lista dos eleitos para o triênio 2022/2024:

Diretoria Nacional:

  • Presidente: Anderson Antônio Monteiro Mendes (CASSI)
  • Vice-presidente: Cleudes Cerqueira de Freitas (ASFEB)
  • Diretora Administrativa-Financeira: Daniele Neves Vasconcelos Dias (POSTAL SAÚDE)
  • Diretora de Integração: Werner Duarte Dalla (ABERTTA SAÚDE)
  • Diretora Técnica: Maria Shizuko Andrade Yasuda (AMAGIS SAÚDE)
  • Diretora de Treinamento e Desenvolvimento: Patricia Melo e Souza: (FUNDAÇÃO REAL GRANDEZA)
  • Diretora de Comunicação: Adir Cardoso Meirelles Jr (SAÚDE PETROBRAS)

Conselho Deliberativo:

unidas 30112021 2

  • Ocione Marques Mendonça (CAMED)
  • Alexandre José da Silva (ELO SAÚDE)
  • José Antônio Diniz de Oliveira (FIOSAÚDE)
  • Anderson Ferreira (CEMIG SAÚDE)
  • Pablo Cavalcanti de Andrade Lima Brito (FISCO SAÚDE)
  • Eli Pinto de Melo Júnior (EVIDA)
  • João Paulo dos Reis Neto (CAPESESP)
  • Maurício Aparecido Lopes (ECONOMUS)
  • Carlos Leony Fonseca da Cunha (AFRESP)
  • Fernando Zingano (CABERGS)

Conselho Fiscal:

  • Fátima Taher Jounis (FUNDAFEMMG)
  • Gildo Alves Pereira (FUPS SAÚDE)
  • Leandro José João (SIM PLANO DE SAÚDE)

Fonte: UNIDAS, em 30.11.2021