O segundo dia do seminário contou também com uma palestra dedicada a sustentabilidade e princípios ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). O painel contou com participação do Diretor Sênior da América Latina na S&P Dow Jones Indices, Paulo Sampaio, como moderador, e com o Diretor Geral e Diretor Global da ESG na S&P Dow Jones Indices, Reid Steadman, para explicar como é a atuação dos investidores em relação a investimentos sustentáveis.
Em sua apresentação, Reid Steadman explicou que a área de sustentabilidade oferece grandes oportunidades e explicou como integrar os princípios ESG em investimentos-chave. "Ao questionarmos se o momento é certo, podemos dizer que as pessoas já experienciam princípios ambientais, sociais e de governança em sua vida pessoal, mas isso é um exercício teórico. Devemos saber quais são os passos práticos a tomar para trazer esses conceitos aos investimentos no Brasil".
Ele disse ainda que o ESG está crescendo em popularidade globalmente. "Vemos o desejo de incorporação desse índice nos principais investimentos e não apenas alguns fundos de pessoa fazendo esse movimento, mas é preciso pensar com cuidado em como incorporar e desenvolver essas estratégias em mercados como o Brasil, considerando os desafios locais e a forma como o mercado está organizado. Também é preciso criar novos métodos de precificar seus ativos de acordo com as peculiaridades do mercado", reiterou Steadman.
Índices da S&P - Em 1999, foi lançado o Índice de Sustentabilidade na S&P Dow Jones Indices. Outros foram lançados posteriormente e no ano passado, o maior fundo de pensão do mundo, o Fundo de Investimento em Previdência do Governo do Japão (GPIF) investiu US$ 10,6 bilhões em estratégias do índice de sustentabilidade. Steadman explicou que o índice possui foco na melhor performance ESG e mencionou empresas brasileiras que estão contempladas. A S&P criou também o S&P 500 ESG Index. "Nós vimos um desejo dos princípios ESG serem incorporados no cerne dos investimentos dos fundo de pensão", disse.
Fonte: Acontece Abrapp, em 29.08.2019.