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Seguradoras apostam na preferência dos brasileiros por aplicativos

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Por Márcia Alves

Uma pesquisa recente constatou que os brasileiros são os que mais usam aplicativos para celular. Segundo o levantamento App Olympics produzido pela Cheetah Mobile, cada brasileiro usa, em média, 29,23 aplicativos por mês, que são abertos 53,62 vezes. A média global é de 27 aplicativos por mês, abertos 39 vezes. Outro dado impressionante é o do uso de smartphones, que cresceu 9% neste ano, atingindo 168 milhões de aparelhos ativos.

A grande quantidade de smartphones em uso aliada à preferência nacional por aplicativos tem levado muitas empresas a criarem seus próprios apps. No mercado de seguros da América Latina o número de empresas que oferecem aplicativos quase dobrou entre 2013 e 2016, passando de 21% para 39%. Os dados são de uma pesquisa da Celent, divulgada recentemente, que revela, ainda, a disposição das empresas de seguros de investirem em projetos desse tipo.

No Brasil, grande parte das empresas de seguros possui aplicativos próprios, a maioria direcionada aos consumidores de seguros. Um levantamento realizado pelo CVG-SP apenas com as suas associadas comprova que quase todas as empresas já dispõem de aplicativos. Muitos estão focados em serviços aos segurados e outros em relacionamento com os corretores de seguros.

Abaixo, uma descrição dos principais aplicativos das associadas do CVG-SP.

Para corretores de seguros:

• Lançado pela AIG Seguros no final de 2015, o Portal do Corretor é uma plataforma digital para cotação e emissão de apólices 100% online. O corretor pode acompanhar o status das transações, emitir as apólices em tempo real e buscar informações sobre produtos e treinamentos. Entre os profissionais cadastrados na AIG, 30% estão ativos na ferramenta.

• O Portal do Corretor da American Life permite aos profissionais o acesso a diversos produtos e informações, além da movimentação de vidas, certificados, cotações e emissão de propostas.

• A Liberty Seguros lançou, em agosto, um novo aplicativo que traz informações atualizadas sobre todas as suas linhas de produtos, incluindo os seguros para pequenas e médias empresas. Outros aplicativos da seguradora possibilitam a segurados e corretores consultar informações sobre apólices, oficinas referenciadas, sinistros e o Clube Liberty.

•A MBM Seguros dispõe de um canal online de relacionamento com os corretores que apresenta diversas funcionalidades.

•Exclusivo para corretores, o aplicativo da Tokio Marine Seguradora traz facilidades como suporte ao segurado, consulta de informações da corretora e sobre o fechamento de novos negócios. As funcionalidades incluem acesso à lista de apólices/endossos do segurado, solicitação de segunda via de apólice, dados de pagamento e parcelas.

Para segurados:

• Lançado em 2014, o aplicativo MyHealth da Allianz Worldwide Care permite aos segurados que enviem pedidos de reembolso, por meio de fotos de suas faturas médicas, e acessem documentação mais recente das apólices. O recurso "Encontrar um hospital” pode ser usados para localizar os hospitais mais próximos, enquanto a tecnologia do GPS fornece informações sobre como chegar ao hospital selecionado.

• No aplicativo Bradesco Saúde, lançado neste ano, o segurado tem acesso a todos os detalhes de seu plano contratado e, em caso de emergências, à versão eletrônica de seu cartão com todos os seus dados armazenados. O segurado também pode verificar e acompanhar o status de reembolso solicitado, localizar clínicas, farmácias e médicos referenciados, além de ter acesso ao calendário de vacinação.

• Para agilizar a liberação do conserto de veículos de terceiros e facilitar a vida do segurado, a HDI Seguros criou função no aplicativo de celular para que o segurado envie fotos para a constatação de danos. Lançado em 2012, o aplicativo da HDI também possibilita ao usuário acessar endereços de Bate-pronto para registro e vistoria de sinistro, checar a relação de oficinas credenciadas, acessar o manual do segurado.

• Entre os aplicativos criados pela Icatu Seguros, o “Rumo aos 100” calcula a expectativa de vida do usuário com base na tábua atuarial AT-2000. Com perguntas sobre as caraterísticas pessoais e o modo de vida, o aplicativo estima até quantos anos a pessoa viverá. É possível compartilhar o resultado por e-mail e redes sociais. Outro é o simulador “Na Medida”, que indica o valor ideal para proteção da família e aposentadoria.

• A Mapfre Saúde lançou, em julho, um aplicativo para ajudar os beneficiários a terem acesso à carteirinha, notícias, controle de gastos e identificar médicos e clínicas. O aplicativo dá acesso a extrato detalhado com os serviços utilizados e indica, por meio de geolocalização, os prestadores mais próximos. Outro aplicativo da Mapfre serve para o segurado de automóvel comunicar sinistros, enviar fotos dos danos e solicitar guincho.

• Depois de criar a primeira loja do mercado segurador na internet, a Mongeral Aegon Seguros e Previdência inaugurou em seu portal um recurso que permite ao usuário contratar produtos por meio de dispositivos móveis. A empresa também dispõe de simuladores para cálculo de idade de aposentadoria, um portal para tratar de longevidade e outros aplicativos exclusivos para corretores.

• Recém-lançado pelo Grupo Omint, o aplicativo Omint Saúde abre aos associados a oportunidade de buscar diretamente no celular por médicos, centros de diagnósticos e pronto atendimento, além de acompanhar as solicitações de reembolso e ainda muitos outros serviços.

• A Pan Seguros promete que em breve disponibilizará em seu site duas coberturas para seguro viagem, oferecidas, atualmente, por canais online. Recentemente, a empresa instalou quiosques de autoatendimento em rodoviárias e aeroportos, com wi-fi próprio, além de tablets e notebooks e consultores para esclarecer dúvidas.

• O Porto Seguro Odontológico, aplicativo da Porto Seguro, substitui o uso da carteirinha física por uma eletrônica, que pode ser apresentada em consultas e exames, localização da rede referenciada por SMS e dicas de saúde. Já o aplicativo Porto Seguro Auto serve para o segurado acionar os serviços de socorro em caso de emergência, além de outras funcionalidades.

• O Safety Sight, um aplicativo da Sompo Seguros, possibilita medir a distância entre o carro monitorado e o veículo que está a frente na estrada. Além disso, ativa um gravador em caso de impacto ou freada brusca, aumentando a segurança na hora de dirigir.

•O Aplicativo SulAmérica Saúde oferece, além do cartão de identificação digital para atendimento na rede referenciada, outros serviços, como consulta a hospitais, clínicas, laboratórios e médicos por geolocalização; consulta e acompanhamento do status das solicitações de reembolso e da validação prévia de procedimentos.

•O Zurich Risk Advisor, aplicativo da Zurich, oferece aos usuários (inclusive não-clientes) acesso a ferramentas de avaliação e prevenção de riscos. O módulo “What If” permite aos usuários priorizar as ações de melhoria de riscos testando o impacto de cada uma delas sobre a pontuação geral da avaliação. Já o “Self Risk Assessment” permite a autoavaliação do risco de incêndio por meio de um questionário.

Para segurados e corretores:

• Para facilitar o acionamento de serviços de assistência 24 horas para automóveis, a Alfa Seguradora e a Europ Assistance Brasil lançaram o aplicativo Alfa Car. Com o uso de geolocalização, o aplicativo indica o endereço exato da chamada e permite o acompanhamento do serviço em tempo real. O corretor também pode gerenciar as solicitações de atendimento feitas pelo Alfa Car.

•A MetLife oferece em seu plano odontológico um aplicativo que permite ao beneficiário localizar, por meio do CEP, o prestador mais próximo. Para o corretor, a seguradora criou a Central de Relacionamento, que possibilita a troca de mensagens instantâneas pelos canais aplicativo WhatSAC, chat online e homepage.

Fonte: CVG-SP, e 21.10.2016.