Buscar:

Secretário-geral da AMB é um dos representantes do Brasil na 78ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada na Suíça

Imprimir PDF
Voltar

Dr. Florisval Meinão, secretário-geral da Associação Médica Brasileira (AMB) está participando da 78ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em Genebra, na Suíça, entre os dias 19 e 27 de maio.

O encontro traz como tema principal ‘Um Mundo pela Saúde’. Dr. Florisval está como membro da comitiva brasileira do evento, acompanhando o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), que completa 125 anos este mês, Dr. Mario Moreira.

Entre as diversas agendas da programação, Florisval acompanhou a aprovação de um acordo global sobre a necessidade dos países se organizarem em ações multilaterais para o combate de futuras pandemias.

https://amb.org.br/wp-content/uploads/2025/05/Assembleia-Mundial-da-Saude.jpeg

“Isso é considerado um fato histórico. Com exceção dos Estados Unidos e da Argentina, todos os demais países do mundo subscreveram esse acordo, que prevê transferência de tecnologias, medicamentos, vacinas, compartilhamento científico sobre novos organismos – como vírus e bactérias – e introdução de mecanismos de segurança para os profissionais de saúde. Uma maneira dos países atuarem de forma conjunta e organizada para minimizar os efeitos ocasionados por essas novas pandemias”, detalhou o representante da AMB.

Ainda participou de agendas paralelas à assembleia, como a que foi conduzida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para que os países das Américas se organizem na luta contra as doenças que atingem essa região, como a dengue, gripe aviária e febre amarela.

Dr. Florisval esteve também em um encontro, organizado pelo Governo Federal do Brasil, para tratar sobre os temas que serão discutidos durante a COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, prevista para ocorrer em novembro deste ano, na cidade de Belém/Pará, que terá como foco principal discutir sobre as condições climáticas atuais e seus impactos na saúde da população mundial.

O incentivo à redução do tabagismo no planeta também foi um dos importantes temas apresentados no primeiro dia da assembleia pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus.

A 78ª Assembleia Mundial da Saúde é coordenada por países como Brasil, França, Noruega, Tailândia e Tunísia, além de entidades parceiras como o Civil Society Engagement Mechanism (CSEM) e a London School of Economics.

Fonte: AMB, em 20.05.2025.