Buscar:

Sebrae Previdência mantém destaque de performance e supera com folga os fundos de previdência aberta

Imprimir PDF
Voltar

Estudo da Consultoria Aditus mostra que o Sebrae Previdência supera a média e a mediana de todas as categorias (ANBIMA) da previdência aberta (oferecido por bancos e seguradoras). Na média global, os fundos de previdência abertos apresentam performance de 6,87%, no acumulado até setembro de 2022, enquanto a performance do Sebrae Previdência é de 9,01%.

Em 2019, a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) criou as categorias de classificação dos fundos de previdência complementar. Segundo a própria associação, a mudança atende a demanda do mercado a partir do desenvolvimento da indústria de previdência nos últimos anos, com a entrada de novos players, a criação de novos fundos e de diferentes estratégias de gestão. O objeito era de deixar mais clara as estratégias utilizadas em cada produto e retratar de forma mais fiel o que o mercado está praticando.

A tabela abaixo mostra a performance das principais categorizações da Abima, comparado com os perfis oferecidos pelo Sebrae Previdência.  O perfil conservador, por exemplo, é mais compatível com a classificação Abima – Previência Renda Fixa. Nesse caso, o perfil Conservador do Sebrae Previdência rendeu 10,44%, enquanto a média do rendimento da classificação Renda Fixa apresentou rendimento de 7,77%, no acumulado do ano até setembro de 2022.  O Perfil Arrojado apresentou rendimento de 8,70%, frente ao desempenho médio de 1,41% da classificação Anbima - Previdência Ações.

O outro destaque do Sebrae Previdência é a comparação com os principais indicadores do mercado financeiro, sendo que o resultado consolidado do Instituto de 9,01% é superior ao CDI (8,91%), IBOVESPA (4,97%), IFIX (6,63%), IMAB (6,12%), IRFM (6,96%) e S&P 500 (-24,77%).

Assim, o Instituto mantém seu compromisso em manter uma das melhores relações risco x retorno do mercado de previdência complementar e demonstra que tem um processo de gestão bastante tático, capaz de mitigar os efeitos mais negativos dos períodos de grande desvalorização de ativos e consegue aproveitar os movimentos de maior valorização dos ativos, considerando que os preços oscilam constantemente em resposta às mudanças e expectativas relacionadas ao ambiente macro e microeconômicos.

Acompanhe a comparação com fundos fechados de previdência:

Fonte: Sebrae Previdência, em 21.10.2022.