A 1ª Reunião Extraordinária de 2025 do Conselho Deliberativo do Sebrae Previdência foi realizada na última terça-feira (20). Na abertura, o presidente Vitor Tioqueta fez uma análise sobre o cenário econômico global, que começou o ano com instabilidade, mas apresentou sinais de recuperação ao longo do último mês. Segundo ele, o Instituto soube atuar com agilidade e estratégia bem-sucedida. "Nesse cenário, a direção do Sebrae Previdência observou e aproveitou a oportunidade para aumentar sua exposição em títulos públicos com taxas pré-fixadas, que se valorizaram com a queda de taxas na curva de juros futuros, estratégia amplamente discutida no âmbito da Comissão de Investimentos", destacou Vitor.
Essa movimentação gerou impactos positivos na rentabilidade dos perfis de investimento. Em maio, os resultados foram:
• 1,26% no perfil Conservador
• 1,81% no perfil Arrojado
Ambos superaram a inflação do mês (0,43%) e o CDI (1,06%). No acumulado de 2025, os ganhos variam entre 4,15% e 4,70%, também superiores à inflação do período (2,43%) e ao CDI (4,08%).
ASSUNTOS DELIBERADOS
• REVISÃO DA NORMA DE EMPRÉSTIMO – MODALIDADE PÓS-FIXADA
Foi aprovada a atualização da norma de empréstimo da modalidade pós-fixada. O objetivo da revisão foi realizar ajustes redacionais pontuais, com foco na clareza e melhor entendimento do texto pelos participantes, tornando a norma mais aderente à prática adotada atualmente pelo Instituto, além de manter a transparência na comunicação.
• RENOVAÇÃO DO MANDATO DA DIRETORIA EXECUTIVA
O Conselho Deliberativo aprovou, por unanimidade, a renovação do mandato dos atuais membros da Diretoria Executiva do Sebrae Previdência. Com isso, permanecem no cargo por mais quatro anos:
• Evandro Nascimento, diretor-presidente
• Nilton Cesar da Silva, diretor de Seguridade
• Victor Hohl, diretor de Administração e Investimentos
O novo mandato terá início em 1º de junho de 2025 e vigência até 31 de maio de 2029.
A decisão foi pautada nos dispositivos do Estatuto e do Regimento Interno Unificado, que atribuem ao Conselho Deliberativo a responsabilidade de contratar e reavaliar os membros da Diretoria, bem como nos critérios estabelecidos para ocupar os cargos, como a exigência de formação superior, experiência comprovada em previdência complementar, certificações atualizadas, reputação ilibada, ausência de condenações ou penalidades administrativas, além da habilitação regular junto à PREVIC (órgão fiscalizador da previdência complementar).
Os bons resultados da atual gestão, reconhecidos por conselheiros, patrocinadores, instituidores e participantes, foram considerados na reavaliação. Segundo o Conselho Deliberativo, ao longo do mandato, os diretores demonstraram comprometimento e resultados consistentes, conduzindo a administração do Instituto com seriedade, transparência e foco no participante e na sustentabilidade dos planos.
Acompanhe a fala da diretoria executiva:
Evandro Nascimento:
"Nosso compromisso é com a segurança e tranquilidade dos participantes. Atuamos de forma isenta, sem interferências de qualquer natureza, ideológicas ou partidárias, sempre guiados pela confiança, conhecimento sólido e fortalecimento do Instituto. A confiança agora sintetizada e renovada pela unanimidade do Conselho, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e nos motiva a continuar garantindo uma aposentadoria mais segura e confortável para todos. Afinal, nosso propósito é promover felicidade."
Nilton Cesar da Silva:
"Registro aqui meu sincero agradecimento pela confiança renovada com a recomendação ao cargo de diretor de Seguridade. Recebo essa missão com responsabilidade, reafirmando meu compromisso com a transparência, a ética e a continuidade de um trabalho técnico focado na sustentabilidade dos nossos planos e na segurança dos nossos participantes. Seguimos em frente, enfrentando novos desafios com espírito de colaboração e propósito institucional."
Victor Hohl:
"Essa recondução reforça nosso compromisso com uma gestão técnica. Desde 2018, priorizamos a melhoria do poder de compra do participante com alocação eficiente, gestão de riscos, governança sólida e disciplina estratégica. Mantivemos controle rígido das despesas administrativas, o que permitiu reduzir a taxa de administração com o crescimento do patrimônio. Seguimos dedicados à geração de valor com segurança contínua dos serviços aos participantes."
• CONSELHO DELIBERATIVO APROVA CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO DE ADESÃO COM A ABRAPP
Outro ponto importante da reunião foi a aprovação da celebração de Convênio de Adesão entre o Sebrae Previdência e a ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – no âmbito do Plano Valor Previdência. O plano já conta com outras instituições, como a Federação Nacional das Associações do SEBRAE (FENASEBRAE), o Conselho Regional de Economia do Distrito Federal e de Mato Grosso do Sul, a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB) e o Instituto Fenacon, vinculado à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis.
Atualmente, o Plano Valor Previdência conta com mais de 2.300 participantes e administra cerca de R$ 55 milhões em patrimônio. A adesão da ABRAPP tem como objetivo ampliar o público-alvo do referido plano, possibilitando que atue como Plano Instituído Corporativo, com foco especialmente em micro e pequenas empresas, fortalecendo sua capilaridade e reforçando o compromisso com a democratização da previdência complementar.
O ato formal de assinatura desse importante Convênio deverá ocorrer em data a ser confirmada de comum acordo com a ABRAPP.
Fonte: Sebrae Previdência, em 22.05.2025.