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Saiba para que serve o Plano de Gestão Administrativa da Previ

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Redução de despesas administrativas tem impacto direto no Plano

O Plano de Gestão Administrativa (PGA) é destinado ao pagamento das despesas administrativas previdenciais e de investimentos relativas à gestão dos planos de benefícios e da Capec. Para cobrir as despesas administrativas previdenciais, são usados recursos provenientes da taxa de carregamento dos planos (4% no Plano 1 e no PREVI Futuro, 2,5% na Capec) e, caso necessário, recursos do Fundo Administrativo. A cobertura das despesas administrativas de investimentos é realizada pelos recursos arrecadados com a taxa de administração, valor esse já deduzido quando apresentada a rentabilidade dos investimentos.

O Fundo Administrativo é formado pelas rentabilidades dos investimentos do PGA e pelos excedentes das contribuições provenientes das taxas de carregamento dos planos. O PGA possui uma Política de Investimentos específica.

A criação do Plano de Gestão Administrativa foi determinada pela Resolução MPS/CGPC nº 28, que dispôs sobre os procedimentos contábeis a serem adotados pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), a partir de 1/1/2010. O objetivo da resolução foi conferir maior transparência e visibilidade às informações, sintonizando a estrutura contábil das EFPC às melhores regras e práticas internacionais.

Medidas buscam redução de despesas administrativas

A redução de despesas administrativas tem impacto direto no PGA. A Previ tem procurado otimizar as despesas administrativas por meio de várias medidas como: reprogramação orçamentária, mudança na governança e na arquitetura de TI, revisão de contratos com fornecedores e redução da contratação de consultorias externas (valorização das competências internas da Previ).

Limites e acompanhamento

Os limites para as despesas administrativas são estabelecidos pelo Conselho Deliberativo quando da aprovação do orçamento de cada exercício e são acompanhados por intermédio de diversos indicadores de gestão do PGA, além de apresentações periódicas realizadas aos conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivos da Previ.

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Diretoria define meta de redução de despesas

Em outubro de 2017, a Diretoria definiu um orçamento de referência que deverá ser perseguido pela Previ para a garantia da sustentabilidade do PGA no longo prazo. O cumprimento desse orçamento busca criar condições que permitam que no futuro se possa buscar a redução da taxa de carregamento dos planos e, consequentemente, um benefício melhor e sustentável para os associados.

Fonte: Previ, em 15.12.2017.