Buscar:

Rentabilidade dos planos Forluz – Confira os resultados do último mês de 2021

Imprimir PDF
Voltar

O ano de 2021 começou com o mercado demonstrando uma postura otimista. O início da vacinação ainda em janeiro e a reabertura da economia geraram a expectativa de que o país voltaria a crescer. No entanto, o que se viu foi a retomada da demanda sem que a oferta pudesse acompanhar.

Esse descompasso se traduziu em inflação. O Banco Central, que a princípio comunicou que a inflação estava sob controle, teve que iniciar a elevação da Selic em ritmo acelerado, considerando o estouro do teto da meta de inflação definida em 5,25%. Além da pressão inflacionária, a ausência de reformas para o equilíbrio do orçamento público de longo prazo e a antecipação das discussões eleitorais de 2022 acabaram adicionando ainda mais volatilidade nos mercados.

No mundo, a preocupação era agravada pelo iminente calote de uma grande companhia chinesa do ramo de construção, além do anúncio de uma nova variante do coronavírus, a Ômicron. No mercado interno, o IPCA encerrou 2021 com variação de 10,06% e o PIB deverá crescer aproximadamente 4,51% em 2021, segundo o Boletim Focus.

Mesmo diante de um contexto de tanta volatilidade, o Plano B fechou o mês de dezembro com o resultado positivo de 1,40%. Os perfis performaram da seguinte forma: Agressivo 1,65%, Moderado 1,51%, Conservador 1,42% e Ultraconservador 1,34%. O Plano A fechou o mês positivo em 0,4851%.

Já no Taesaprev, o consolidado ficou em 1,0873% e os perfis da seguinte forma: Ultraconservador 0,90%, Conservador 1,03%, Moderado 1,13% e Agressivo 1,31%.

Perspectivas

Para 2022, os juros altos devem manter um carrego favorável nos ativos do segmento de Renda Fixa. Por outro lado, a manutenção dos riscos fiscais e inflação devem manter a atenção para novos ajustes na curva de juros.

Na renda variável, apesar do nível de preço considerar muitos dos riscos mencionados, a exposição global no segmento deverá ser menor que o último ano, além de contar com uma maior participação de fundos Long-Biased.

Para saber mais e conferir a análise da equipe de investimentos da Forluz, acesse o Boletim Mensal. O documento está disponível para consulta nos links abaixo.

Para acessar o Boletim sobre o Plano A, clique aqui.

Para acessar o Boletim sobre o Plano B, clique aqui.

Para acessar o Boletim sobre o Plano Taesaprev, clique aqui

Fonte: Forluz, em 11.01.2022.