O mês de março foi marcado pelas medidas de isolamento social tomadas por países de todo o mundo na tentativa de contenção do Covid-19. O pânico gerado pela pandemia de Coronavírus impactou fortemente a economia. A bolsa de valores brasileira chegou a ter as operações suspensas – o chamado Circuit Breaker – seis vezes em apenas oito dias. Com isso, o índice Ibovespa registrou queda de cerca de 30% no período.
Neste contexto, os investimentos da Forluz também foram afetados. O segmento de Renda Variável é o que apresenta maior oscilação, em função da desvalorização das ações das empresas no mercado, como explica o gerente de Renda Variável e Macroalocação, André Buscácio. "É a segunda maior queda do Ibovespa desde o início do Plano Real. Pela sua magnitude, terá um impacto significativo na nossa carteira, mas não duradouro. É possível que algum movimento de recuperação comece a ser visualizado em breve, mas nos mantemos em alerta porque não há indício ainda sobre o tempo de duração deste cenário".
O diretor de Investimentos e Controle, Emílio Cáfaro, destaca que a Fundação está tomando uma série de atitudes a fim de minimizar perdas neste momento. "Estamos estudando cenários de caixa a fim de garantir a liquidez necessária para o cumprimento dos compromissos dos planos de benefícios, medindo os efeitos da crise na rentabilidade dos investimentos e buscando oportunidades que nos permitam retornos melhores. Além disso, nossa equipe também está dedicada na análise de risco de crédito dos títulos privados e alongamento da nossa carteira de títulos públicos, entre outras medidas", pontua.
A equipe de investimentos da Entidade gravou um vídeo para falar mais sobre o assunto e os desafios vivenciados pela economia atual. Clique aqui para conferir.
Informativo das Rentabilidades
O informativo de rentabilidades dos planos previdenciários será divulgado na próxima quinta-feira (9/4). Além dos números do mês de março, o documento traz comentários e explicações da equipe técnica da Entidade.
Vale lembrar ainda que a Fundação abriu um canal direto entre os participantes e seus especialistas em investimentos. As equipes das gerências de Renda Fixa, Imóveis e Empréstimo e Renda Variável e Macroalocação irão atender dez pessoas por dia por telefone para tirar dúvidas específicas sobre a área. Os atendimentos serão realizados às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30, sendo cada um com duração de até 30 minutos.
Caso você tenha interesse, ligue para (31) 3215-6900 para informar seu nome, matrícula, telefone de contato, assunto a ser tratado e, assim, agendar seu horário.
Fonte: Forluz, em 07.04.2020