Com quase duas décadas de atuação, a Marili Réquia Corretora de Seguros é uma das operações mais admiradas do mercado de seguros e uma referência nacional quando o assunto é a contratação de Seguro Garantia
A situação, apesar de corriqueira, exige constante atenção. A empresa comemora a vitória de uma licitação importante para a construção de um viaduto. Após a conquista, os times da companhia começam a planejar a execução do trabalho, a esmiuçar o projeto e definir fornecedores. Claro que tudo isso só pode ser executado depois de o contrato estar devidamente sacramentado. Só que, entre os inúmeros documentos que precisam ser apresentados ao poder público para que isso aconteça, está a constituição de uma garantia.
Hoje em dia, qualquer empresa que vai atuar numa obra pública precisa entregar ao contratante um depósito-caução, uma carta-fiança ou uma apólice de Seguro Garantia, modalidade que vem ganhando espaço pelas inúmeras vantagens que oferece às empresas que o contratam.
O seguro garantia, contratual utilizado para garantir os contratos oriundos de licitações públicas vem se destacando e caído nas graças dos diretores financeiros das corporações, já que para eles esse é um instrumento que permite deixar o caixa da empresa livre para operações do dia a dia e outros investimentos. E é de longe o meio mais econômico das três opções oferecidas pela lei 8.666/93. Além de ser a que menos impacta no caixa ela também não aparece no balanço da empresa.
“Infelizmente, muitas empresas ainda não utilizam esse recurso por falta de conhecimento e acabam recorrendo à caução em dinheiro ou à fiança bancária, que além de mais onerosa interfere diretamente na linha de crédito da empresa, porque é como se a empresa tivesse tomando um empréstimo junto ao banco. Já o Seguro Garantia não aparece no balanço. É um instrumento novo e muito importante para o desenvolvimento das empresas que estão começando a descobrir as vantagens desse tipo de seguro”, explica Marili Réquia, diretora da Marili Réquia Corretora de Seguros.
Outro seguro garantia que vem contribuindo para o desenvolvimento do mercado é o Seguro Garantia Judicial como importante instrumento utilizado para garantia do juízo. O motivo é simples, seguradoras estão reduzindo o patrimônio líquido mínimo exigido para que a empresa possa contratar esse seguro. “O próprio mercado segurador está trabalhando para tornar essa opção de seguro mais acessível para um maior número de empresas. Algumas seguradoras reduziram o valor do patrimônio líquido de R$ 50 milhões para R$ 10 milhões”, conta a empresária. É o caso da Porto Seguro, uma das grandes aliadas da corretora nessa operação.
Agilidade para não deixar o cliente na mão
A contratação do Seguro Garantia depende de um processo de avaliação do cliente por parte da seguradora. Até aí, tudo normal. O problema é que as empresas só se lembram de que precisam obter essa apólice quando o prazo para a entrega dos documentos está se esgotando. É nessas horas que contar com o apoio de uma equipe especializada faz toda a diferença. E é justamente esse um dos motivos para o sucesso da corretora, fundada em 1998. “Atuamos de maneira especializada, com um foco muito grande em Seguros Garantia, tanto o do tipo Contratual – acessível a empresas de qualquer porte que prestam serviços para o estado por meio de contratos públicos –; como o Seguro Garantia Judicial – este mais restrito às grandes empresas que é utilizado para garantir o juízo em processo judicial ou administrativo.”
Isso pode ser comprovado pela amplitude do portfólio de clientes atendidos pela Marili Réquia. São considerados referência no mercado quando o assunto é Seguro Garantia, com alcance nacional. “Atuamos em todo o País. Temos apólices de Seguro Garantia de empresas que prestam serviços até para a ONU e lá estamos nós, garantindo a operação”, revela Marili, com muito orgulho.
Isso se deve à grande expertise construída pela empresa no atendimento desse tipo de negócio, o que inclui entender a necessidade de rapidez demandada por quem precisa contratar o Seguro Garantia. “Além de atender às empresas diretamente, trabalhamos para muitos escritórios de advocacia no País que apresentam essa solução do Seguro Garantia judicial para seus clientes. Isso é um diferencial em relação a muitos escritórios de advocacia que desconhecem esse serviço. O advogado nos passa os casos e nós buscamos a solução para a empresa”, revela Roseli Réquia, coordenadora e responsável pela área de emissão do Seguro Garantia da corretora. “Isso agrega valor para os escritórios de advocacia que estão cada dia mais preocupados em oferecer soluções rápidas e seguras para as demandas dos seus clientes, além de se oferecer segurança e ganhar a confiança do cliente, o escritório se destaca dos demais por oferecer um serviço diferenciado e acima de tudo uma solução para o caso da empresa”, comenta Marili. Iniciativas como essas muitas vezes dão um suporte financeiro para que a empresa possa utilizar esse recurso fazendo um investimento nela própria e, com isso, aumentar a sua produtividade. “Oferecer como opção um seguro garantia judicial para garantir o juízo da corporação é permitir que a empresa não seja descapitalizada durante todos os anos que irá durar o processo”, explica a advogada Marili.
Rapidez não é um capricho das empresas, mas uma necessidade. No Seguro Garantia, seja ele Contratual ou Judicial, é preciso ter agilidade, por isso o escritório conta com equipe especializada e profissionais dedicados exclusivamente a esse tipo de operação na corretora.
“Temos expertise no negócio que muitas corretoras não têm. Por causa do nosso conhecimento jurídico, nos contratos que são feitos aqui, o atendimento é muito mais criterioso, especialmente em relação às exigências e peculiaridades de cada situação”, emenda a empresária. Segundo ela, o desconhecimento e a falta de expertise da maioria das corretoras prejudicou o desenvolvimento desse tipo de seguro. “Quando atendemos os clientes, muitos ficam surpresas com a facilidade de contratar esse tipo de seguro, que é a melhor solução para a empresa”, pontua.
Ética e competência
A qualificação profissional de Marili facilita o entendimento. Além de quase 20 anos de formação como corretora, a empresá- ria também é formada em Direito e pós-graduada em Compliance pela PUC de Porto Alegre. E a coordenadora do setor de Seguro Garantia, Roseli Réquia, é formada em administração de empresas com pós-graduação em gestão pessoas e negócios.
Além da especialização e da expertise, a Marili Réquia trabalha com padrões éticos elevadíssimos. “Temos o maior cuidado de contratar seguros para nossos clientes com seguradoras que estejam de acordo com as normas e reguladas pela SUSEP- Superintendência de Seguros Privados, órgão fiscalizador do setor de seguros ou fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. Existem no mercado inúmeras empresas clandestinas que oferecem garantia. E o cliente, por desconhecimento ao contratar uma garantia assim, pode atrair para si um grande risco e ainda comprometer a credibilidade da operação se não fizer um ‘seguro’ que seja realmente seguro”, conclui Marili Réquia.
Fonte: LEC, em 29.03.2017.