Buscar:

Infraprev - Qual a importância da saúde financeira dos colaboradores?

Imprimir PDF
Voltar

A saúde financeira reside na estabilidade e segurança que ela proporciona, permitindo que as pessoas e empresas realizem seus objetivos, evitem dívidas e lidem com imprevistos, resultando em maior qualidade de vida, tranquilidade e bem-estar, tanto pessoal quanto profissional.

Ter controle financeiro ajuda a lidar com emergências, como doenças ou perda de emprego, sem afetar a rotina diária. Além disso a organização do dinheiro permite planejar e conquistar objetivos a longo prazo, como comprar uma casa, viajar ou garantir um futuro através de uma aposentadoria e, garantindo mais segurança financeiramente.

Colaboradores menos preocupados com as finanças conseguem focar melhor nas tarefas, resultando em maior produtividade, menos faltas e atrasos frequentes, além de uma maior permanência na empresa.

Funcionários que se sentem financeiramente seguros tendem a estar mais satisfeitos com seus empregos, mais motivados, menos estressados e, tendem a estar mais focados em suas responsabilidades e a agir de forma mais ética e responsável. A estabilidade financeira diminui a probabilidade de que colaboradores tomem ações inadequadas ou arriscadas para resolverem seus problemas pessoais, como a apropriação indevida de recursos.

Empresas que investem na saúde financeira dos funcionários promovem uma cultura de bem-estar e responsabilidade, alinhada aos princípios de compliance, essa preocupação torna a empresa mais atraente para talentos, o que contribui para a manutenção de uma equipa forte e alinhada com os valores da empresa.

Oferecer educação financeira através de palestras, workshops e conteúdos educativos sobre orçamento, investimentos e reserva de emergência pode capacitar os funcionários a gerenciar melhor suas finanças. Demonstrar que a empresa se importa com o bem-estar financeiro dos seus colaboradores cria um ambiente de trabalho mais confiável e motivador.

Fonte: Infraprev, em 14.08.2025.