Buscar:

Notícias ANBIMA, em 23.06.2020

Imprimir PDF
Voltar

Profissionais CGA começam a atualizar a certificação com curso online

Certificações vencem a partir de 1º de outubro

Mais de 800 profissionais detentores da CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) precisam atualizar a certificação até o dia 1º de outubro de 2020. Eles fazem parte das primeiras turmas que receberam a certificação e agora precisam passar pelo processo de atualização.

+ Inscreva-se nos nossos cursos online gratuitamente

A atualização deve ser feita a cada 3 anos por dois grupos de profissionais: aqueles que não trabalham em instituições participantes do Código de Certificação da ANBIMA (confira a lista de todas aqui) ou que trabalham, mas não desempenham a atividade de gestão de recursos de terceiros. Os demais certificados, que trabalham com gestão em instituições participantes do Código de Certificação da ANBIMA não precisam passar pelo processo de atualização, mas precisam que a instituição tenha atualizado devidamente as informações de vínculo e área de atuação do profissional no nosso sistema. Os profissionais podem consultar a situação da sua certificação nesta página.

Caso a CGA tenha sido obtida por meio de dispensa de realização do exame ou isenção, a atualização também é necessária.

Como renovar?
A certificação é renovada por meio de um curso online focado em temas relevantes para o desempenho da atividade de gestão de recursos de terceiros. São eles: ética, legislação, regulação e compliance; modelos de precificação; finanças comportamentais; processo de gestão e políticas de investimento; gestão de carteiras; e gestão de riscos. Além destes seis, que fazem parte da prova atual da CGA, há um assunto extra: as novas tecnologias em finanças.

Antes de começar o curso, o profissional poderá fazer exercícios sobre a teoria aplicada ao dia a dia para medir seu desempenho nos temas. Ele cursará apenas os assuntos que não tiver domínio. A única exceção são as novas tecnologias em finanças – como é um tópico novo, todos devem fazer as aulas online. Com esse modelo, é possível customizar o conteúdo para atender as necessidades específicas de cada profissional.

Prazo
As inscrições no curso podem ser feitas pelo nosso portal até oito dias antes da data do vencimento da certificação – as atividades devem ser concluídas até o prazo do vencimento. Profissionais que trabalham em instituições associadas têm desconto nas inscrições.

Importante: os prazos consideram o horário de Brasília.

Exceções
Os profissionais que trabalham em atividades de gestão de recursos de terceiros, em instituições participantes do Código de Certificação da ANBIMA,  não precisam atualizar a certificação. Para isso, é preciso que a empregadora atualize o cadastro desses colaboradores informando o vínculo empregatício e confirmando que o funcionário atua nesta atividade. O prazo de vencimento da CGA desses profissionais será por tempo indeterminado, enquanto se encaixarem nesses critérios.


Banco Central divulga critérios para compra de ativos no mercado secundário

Autarquia poderá adquirir papéis com classificação de risco de crédito BB- ou superior com prazo de validade de até 12 meses. Medida foi aprovada na PEC do Orçamento de Guerra como forma de dar liquidez ao mercado e minimizar os efeitos da pandemia

O Banco Central divulgou os critérios para compra de ativos privados no mercado secundário pela própria autarquia. A medida busca dar liquidez às negociações e minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19.

Poderão ser comprados papéis com risco de crédito BB- ou superior, não conversíveis em ações, com prazo de vencimento igual ou maior que 12 meses e depositados em infraestrutura de mercado. As operações vão considerar os preços de referência divulgados pela ANBIMA e pela B3. Para controle de risco, haverá limites na carteira do BC por emissor, por série de ativo em mercado e em relação às classes de risco dos ativos.

+ Veja outras notícias relacionadas ao impacto da pandemia no mercado

Os ativos emitidos por microempresas e empresas de pequeno e médio porte terão preferência de compra. Nesses casos, não serão observados os limites às classes de risco dos papéis e será menos restritiva a limitação das séries de ativo em mercado. Se houver empate na seleção de propostas de ofertas públicas, os ativos emitidos por essas empresas terão preferência.

Para dar transparência, as operações serão divulgadas diariamente com todas as informações relacionadas, incluindo a identificação dos beneficiários. As operações serão realizadas pelo BC por meio de ofertas públicas, das quais poderão participar as instituições cadastradas no respectivo módulo do Selic. As demais pessoas físicas e jurídicas poderão participar por intermédio dessas instituições.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, fez uma live no YouTube nesta terça-feira, dia 23, para falar sobre a medida – confira.

Histórico

A possibilidade de compra de ativos privados pelo BC para dar liquidez ao mercado secundário foi permitida pela PEC do Orçamento de Guerra (Emenda Constitucional 106), em maio. Acompanhamos o andamento do tema no Congresso e no Senado. A CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras), inclusive, atuou como amigo da corte em uma ação que buscava derrubar da PEC a compra de ativos.

Fonte: ANBIMA, em 23.06.2020