A Previnorte obteve a certificação do Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos. A concessão foi confirmada pelo Conselho de Autorregulação do sistema Abrapp, Sindapp e ICSS em reunião realizada no último dia 10 de outubro. “É um fato muito relevante para fortalecermos nossa imagem e aumentar a credibilidade na gestão dos investimentos de nossa entidade perante os participantes e colaboradores”, diz José Benjamin de Souza Carmo, Diretor Presidente da Previnorte.
O dirigente explica que a direção da entidade tem realizado uma série de ações nos últimos anos para reforçar a integridade na gestão dos recursos. “A obtenção do Selo de Autorregulação demonstra que adotamos procedimentos claros e transparentes e temos compromisso com a integridade na gestão”, comenta o Diretor Presidente. Ele explica que a Autorregulação é um projeto fundamental neste momento em que a sociedade aumenta sua cobrança em termos de ética, transparência e boa governança.
O Selo de Governança de Investimentos é um certificado importante também para os cinco patrocinadores da entidade, sendo dois deles, de natureza estatal. “Demonstramos também que atendemos todos os compromissos com a legislação vigente, ou seja, estamos com 100% de conformidade com a regulação do setor”, conta José Benjamin.
Trajetória - A Previnorte tem um longo histórico de valorização e implantação de certificados de qualidade na gestão. A primeira certificação veio com a ISO 9000 no ano de 2002, concedido pela Fundação Nacional de Qualidade. Desde então, foram buscados e obtidos diversos processos de qualidade com o objetivo de aperfeiçoar a governança da entidade.
A Previnorte pretende se inscrever também para a obtenção do Selo de Governança Corporativa, que será aberto para inscrições pelo Conselho de Autorregulação. O primeiro Selo foi concedido para a Real Grandeza em caráter de projeto-piloto e entregue durante o 40º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, no último dia 17 de outubro, em São Paulo (leia mais nas próximas edições do Acontece).
Desafios - Com a queda nas taxas de juros da economia doméstica, o cenário vai se tornando cada vez mais desafiador para as entidades fechadas baterem as metas atuariais de seus planos de benefícios. E o Selo de Governança de Investimentos vem comprovar também que as entidades certificadas estão preparadas para promover mudanças em suas políticas de investimentos. “Mostra a capacidade que a entidade possui para se adaptar aos novos cenários. O Selo indica que estamos preparados para as mudanças”, diz o Diretor Presidente da Previnorte.
Códigos - O projeto de Autorregulação já possui dois Códigos de Autorregulação em vigor: o primeiro de Governança de Investimentos e o segundo, de Governança Corporativa. No primeiro, há 57 entidades aderentes e 8 Selos concedidos, enquanto no outro, seis entidades já fizeram sua adesão e uma delas, obteve o Selo. A concessão do Selo segue uma série de procedimentos atestados por uma banca examinadora. Ao final do processo, a decisão de concessão do Selo fica a cargo do Conselho de Autorregulação, que é presidido pelo Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins. Além da Abrapp, Sindapp e ICSS, também compõem o Conselho a Anbima, IBGC, B3, Abvcap e Instituto Ethos.
Fonte: Acontece Abrapp, em 25.10.2019.