Muitas vezes, a previdência complementar é vista apenas como um compromisso individual de planejamento para a aposentadoria. Embora essa função seja crucial, a sua abrangência vai muito além. No cenário macroeconômico, os fundos de pensão, como o Sebrae Previdência, atuam como um motor fundamental para o desenvolvimento econômico e social do nosso país.
IMPACTO ECONÔMICO
Os fundos de pensão são os maiores investidores de longo prazo em qualquer economia. O dinheiro que os participantes poupam mensalmente não fica parado. Ele é transformado em um enorme capital que, sob gestão dinâmica, rigorosa e profissional, é alocado em projetos e ativos, em especial aqueles que impulsionam o crescimento sustentável da nossa economia.
Imaginemos bilhões de reais investidos em títulos públicos e privados, infraestrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos energia, telecomunicações), setor imobiliário, agronegócio e inovação, por exemplo. Esses investimentos não apenas geram a rentabilidade necessária para garantir a aposentadoria dos participantes, mas também criam empregos, fomentam avanços tecnológicos e fortalecem, portanto, setores-chave da economia. Em outras palavras, cada centavo do seu investimento no futuro está também ajudando a construir o futuro do nosso país.
IMPACTO SOCIAL
À medida que a população envelhece e a expectativa de vida aumenta, a pressão sobre o sistema público cresce. Paralelamente, a previdência privada apresenta-se como uma solução robusta, possibilitando que os brasileiros participantes tenham uma fonte de renda complementar segura, na vida pós laboral, sem dependerem exclusivamente do Estado ou de suas famílias.
A construção dessa segurança financeira na maturidade tem, portanto, um impacto social profundo. Possibilita que os participantes beneficiários mantenham seu padrão de vida com dignidade, continuem usufruindo e consumindo bens e serviços em padrões desejados e, em muitos casos, permaneçam ativos na economia, seja por meio de outro vínculo empregatício, atividades autônomas, empreendedorismo ou mesmo em atividades comunitárias.
Ao proporcionar mais segurança em relação ao futuro financeiro, a previdência complementar fortalece a estabilidade da sociedade e promove melhores condições de bem-estar coletivo.
COMPROMISSO
No Sebrae Previdência, entendemos e assumimos essa importante responsabilidade. Sabemos que cada centavo confiado à nossa gestão tem dono! Nossas decisões de investimento visam não apenas alcançar a melhor rentabilidade, mas também gerar impacto positivo para os indivíduos, para a sociedade e por consequência, promover o desenvolvimento sustentável do nosso país.
Evandro Nascimento, diretor-presidente do Sebrae Previdência
Fonte: Sebrae Previdência, em 01.08.2025.