Por Bruna Chieco
A Previ acaba de lançar o perfil de investimento Ciclo de Vida Pré-Aposentadoria, desenvolvido especialmente para os participantes do plano Previ Futuro que estão próximos do momento da aposentadoria e buscam preservar o saldo de conta.
Esta é mais uma opção além dos oito perfis já existentes no plano: Conservador, Moderado, Arrojado, Agressivo e os Ciclos de Vida 2030, 2040, 2050 e 2060. “O novo perfil é uma opção vantajosa para aqueles que já definiram uma data próxima para sua aposentadoria e desejam evitar as flutuações típicas de investimentos de maior risco de mercado”, explica Paula Goto, Diretora de Planejamento da Previ.
O perfil segue a lógica do Ciclo de Vida, que tem a exposição a risco reduzida à medida em que a data de aposentadoria se aproxima, não possui alocação em renda variável e sua carteira é composta por ativos de menor volatilidade, o que permite mais previsibilidade no valor das cotas.
“A lógica desse perfil é reduzir volatilidade, o que significa ser mais estável, diminuindo os altos e baixos da rentabilidade ou da marcação a mercado nos anos próximos da aposentadoria. Nessa hora, o ideal é estar em um perfil equilibrado, protegendo melhor o valor do benefício”, acrescenta Wagner Nascimento, participante do Previ Futuro.
Fonte: Abrapp em Foco, em 08.05.2025.