Buscar:

Previ alcança excelente resultado com FIP

Imprimir PDF
Voltar

O Fundo de Investimento em Participações (FIP) Crescera Educacional II foi liquidado em 6/8, após venda da participação restante do FIP em Afya e amortização do respectivo valor aos seus cotistas, dentre eles a Previ. A Taxa Interna de Retorno (TIR) nominal do Fundo foi de 64,8% a.a.

O Fundo iniciou suas atividades em 2014 e tinha como objetivo o investimento no setor de educação, especificamente na área médica. O Crescera Educacional II realizou diversos investimentos no setor e cumpriu com as funções de um FIP, que são influenciar positivamente nos processos decisórios das companhias investidas, proporcionar melhorias em sua governança e agregar valor às investidas e, consequentemente, ao Fundo.

Afya, empresa que consolidou os investimentos no segmento realizados pelo Fundo, realizou IPO (sigla em inglês para Oferta Pública Inicial) em julho de 2019 na Nasdaq, a bolsa de valores que reúne as grandes empresas do setor de tecnologia nos EUA. O follow-on (oferta subsequente de ações) ocorreu em fevereiro de 2020. Em 7/6, o conglomerado alemão Bertelsmann, cotista do Fundo, anunciou aquisição da participação que o FIP Crescera Educacional II ainda detinha da companhia de educação médica Afya.

Nos últimos anos, os FIPs têm contribuído de forma positiva nos resultados do Plano 1 e Previ Futuro, no segmento de investimentos estruturados. O sucesso do FIP Crescera Educacional II demonstra a importância dos investimentos em FIP.

Fonte: Previ, em 16.08.2021.