Buscar:

Presença do Cremesp aproxima duas gerações de médicos da região de Presidente Prudente

Imprimir PDF
Voltar

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) marcou presença em Presidente Prudente, no dia 29 de julho, com a participação da presidente Irene Abramovich em eventos que prestigiaram duas gerações de médicos, em momentos marcantes de sua vida profissional. 

No primeiro encontro, que pertencente ao novo projeto “Conversa com o Cremesp”, ela falou a 260 alunos sextanistas da Faculdade de Medicina Unoeste de Presidente Prudente, com o objetivo de aproximar o Conselho dos jovens e abrir uma roda de debates sobre temas importantes para uma atuação ética na profissão. 

Logo no início, Irene dispensou formalidades e desceu do palco para falar diretamente com a plateia. Em uma conversa aberta, os alunos ficaram envolvidos com os temas abordados, que giraram em torno de questões profissionais importantes para os médicos que estão prestes a entrar no mercado de trabalho. 

Para embasar o diálogo, foram apresentados dois vídeos explicativos sobre as funções e atividades do Conselho. Em um deles foram apresentados os serviços prestados pelo Cremesp e, em outro, as ferramentas e inovações digitais que têm feito a autarquia inovar em matéria de gestão na área.

Ao longo de duas horas, os estudantes puderam aprofundar o debate em torno de questões envolvendo residência médica, prontuário médico, exposição na internet e a relação médico-paciente frente ao cenário das redes sociais. Ao final, foram entregues exemplares do Código de Ética Médica e esclarecidas dúvidas sobre a carreira e questões éticas. 

"O futuro da Medicina está nas mãos de vocês. Esse novo tempo é de vocês, por isso o Conselho quer ouvi-los para continuar defendendo a nossa classe, se adaptando às novas tecnologias, mas nunca esquecendo os princípios éticos que norteiam a profissão médica", destacou Irene. 

O delegado superintendente de Presidente Prudente, Fernando Valejo, ressaltou a importância percorrer as cidades, conversando e explicando aos residentes as funções do Cremesp e a importância do papel da autarquia para fortalecer a profissão médica em todas as regiões do Estado.

No mesmo dia, a presidente Irene Abramovich fez uma visita ao laboratório de inovações e tecnologia da Unoeste a convite dos diretores da faculdade. Na ocasião, foi apresentada uma mesa 3D, uma projeção que permite aulas sejam pela internet, com interação do corpo humano em 3D, e que ainda a troca de informações no ambiente metaverso da universidade.

Conversa com o Cremesp 
Esse foi o primeiro encontro da série Conversa com o Cremesp, que serão realizados com estudantes de Medicina de diferentes regiões do Estado de São Paulo. O objetivo é aproximar os jovens médicos, esclarecendo sobre as funções do Conselho e a estrutura de serviços que oferece para facilitar o exercício profissional; e divulgar a importância do CEM para se evitarem infrações éticas.

Fonte: Cremesp, em 01.08.2022