O novo episódio do podcast "Vai Fundo" traz um papo pra lá de tecnológico com Pedro Simonetti, sócio da Giant Steps Capital, e Susan Barretos, sócia da PwC Brasil. Os convidados destacam que o hype em torno da inteligência artificial leva muitas pessoas a entenderem essa tecnologia de maneira equivocada, como se ela fosse um ser autoconsciente capaz de tomar decisões autônomas. E a IA está bem longe disso.
Simonetti esclarece que a inteligência artificial pode ser uma ferramenta sofisticada e mais eficaz do que outras para resolver certos problemas, mas que ela está longe de ser a solução ideal para todo tipo de desafio. Por isso, afirma, antes de decidir pelo uso da IA, é importante que a gestora de recursos identifique com precisão o problema que precisa resolver e, a partir daí, analise se ela é mesmo a ferramenta mais adequada. Na Giant Steps, por exemplo, a IA está sendo utilizada para ler a transcrição dos earning calls de empresas americanas. “Submetemos esses textos ao nosso algoritmo e ele tira dali os pontos principais, que são usados para tomarmos decisões de investimento”, explica Simonetti.
Caso a gestora opte pela adoção da IA, Susan destaca que o segundo passo é ela identificar os dados relevantes que serão necessários para alimentar os algoritmos. “Eles devem ser confiáveis e estarem bem protegidos e seguros. É preciso que as empresas invistam nessa jornada de tratamento e qualificação da informação. Na sequência, devem pensar numa plataforma tecnológica para resolver o problema identificado, lembrando que nem sempre a inteligência artificial sozinha será suficiente”, destaca.
Para ouvir o episódio completo, acesse sua plataforma de áudio preferida: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Spreaker, iHeartrádio, Podcast Addict, Castbox e Podchaser.
Confira os últimos episódios do podcast Vai Fundo:
- FIPs: modernização da regulação e potencial de crescimento
- Fundos estressados: evolução regulatória, oportunidades e riscos
- Ações e multimercados: o que esperar desses fundos com os juros em queda?
- Fundos de crédito: desafios e expectativas – Juros altos e turbulências em grandes emissoras afetaram o setor. O que esperar daqui pra frente?
- Fundos de previdência em evolução - Como as mudanças regulatórias estão formando um cenário mais competitivo no setor;
- Para conferir todos os episódios, clique aqui.
Fonte: Anbima, em 20.02.2024.