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Planejamento estratégico da Abrapp tem mais de 90% das ações concluídas

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Por Bruna Chieco

PlanejamentoEstrategico2020-2022

Cerca de 93% das ações do Planejamento Estratégico do Sistema Abrapp, Sindapp, ICSS, UniAbrapp e Conecta para o triênio 2020-2022 foram cumpridas ou estão em andamento. Em apenas 7% dos casos, as ações continuam no planejamento, mas ainda não foram iniciadas.

Elaborado pelos colegiados de todas as instituições que compõem o Sistema Abrapp no início de 2020, o Planejamento Estratégico contém três metas aspiracionais: transformar o sistema em prioridade de Estado; estabelecer a Lei de Proteção ao Poupador Previdenciário; e consolidar os planos família adicionado 600 mil novos participantes.

A partir dessas metas, foram estabelecidos 10 grandes projetos de atuação: Novo Posicionamento do Sistema; Tributação e Incentivo à Poupança de Longo Prazo; Cultura Comercial; Eficiência do Legado; Serviços Compartilhados e Techs; Governança e Processos Valorizados; Qualificação e Certificação Profissional para um Novo Tempo; Comunicação e Cultura de Construção de Patrimônio Futuro; Círculo Virtuoso: Ética, Integridade e ASG; e + Participação Associativa.

Em cima disso, foram selecionadas ações que seriam desenvolvidas para que esses projetos, com essas aspirações, fossem atendidos. Já em abril deste ano, os Coordenadores e Secretários das Comissões Técnicas e dos Comitês, além dos Grupos de Trabalho que compõem as estruturas de elaboração de materiais e propostas dentro desse elenco de ações, se reuniram para verificar temas que poderiam ser comuns a mais de uma área de atuação, trabalhando, assim, de maneira sinérgica para dar andamento a determinados projetos previstos no planejamento.

Luis-Ricardo-Marcondes-300x271Foram apresentadas 84 ações, sendo que já em setembro, 78 delas ou já foram concluídas ou estão em fase de conclusão, e algumas ainda farão parte de projetos a serem lançados nos últimos meses do ano, incluindo durante o 42º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP). “Com muita satisfação e de maneira surpreendente, esse número foi atingido faltando um ano e meio para o encerramento da nossa gestão. Isso é motivo de muita satisfação”, diz o Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins. “Estamos enfrentando os desafios e atendendo aos comandos do planejamento com muita conquista”, reitera, agradecendo aos envolvidos no atendimento dessas metas e cumprimento do Planejamento Estratégico.

Luís Ricardo destacou o engajamento e união dos dirigentes e profissionais de todo o sistema e das Comissões Técnicas da Abrapp que se esforçaram para o avanço no desenvolvimento das ações. “O compartilhamento de informações e ações entre as comissões e toda a equipe da Abrapp são pontos fundamentais para a construção de um sistema melhor”, pontua.

Ações realizadas – Entre as ações prioritárias estabelecidas para o ano de 2021 e que já foram concluídas ou estão em andamento está a série de webinars realizada pela Comissão Técnica de Assuntos Jurídicos; o desenvolvimento do Selo de Engajamento; o Guia de Transformação digital das EFPC; pesquisas sobre Novo Posicionamento do Sistema e sobre Transformação Digital; temas referente à contabilidade como flexibilização do Plano de Gestão Administrativa – PGA e lançamento do Manual de Contabilidade Aplicado às EFPC; implantação da cultura comercial, incluindo lançamento do e-book sobre o tema e desenvolvimento de trilha do conhecimento na UniAbrapp; entre outras relacionadas a alterações normativas, autorregulação, certificação e capacitação, planos família e instituído, identificação de demanda junto à Conecta, e mais.

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Augusto Reis, Diretor da Abrapp

“São esses trabalhos que vão ajudar a nortear diversas atuações das Associadas”, destaca Augusto Reis, Diretor da Abrapp responsável pelo acompanhamento das ações previstas no Planejamento Estratégico. “As EFPC podem fazer valer esse material para direcionar bem o seu trabalho, pois os temas são importantes”, reitera.

Para ele, o trabalho realizado ao longo deste ano conseguiu tratar temas e assuntos que estão permeando as entidades no momento atual. “Quando se fala, por exemplo, de governança, processos valorizados, serviços compartilhados e tecnologia, são temas que estão na pauta do dia a dia das EFPC”, pontua Augusto. “Se falarmos sobre outra tendência do sistema, que é caminhar para uma cultura comercial, com produtos novos dentro das entidades, saímos um pouco dos modelos de planos patrocinados e teremos os planos instituídos e família como um caminho de crescimento”, complementa.

Augusto diz ainda que este ano buscou-se incentivar e acelerar o trabalho dos diversos grupos para que houvesse um efeito sinérgico na atuação frente a essas ações. “Se um tema tivesse mais de uma área envolvida, era importante que fosse verificado o grau de contribuição que essas áreas poderiam dar. Nesse planejamento estratégico, esse foi um dos grandes ganhos que tivemos”.

O Diretor da Abrapp pontua ainda que a Associação atua frente às exigências e necessidades impostas pelo segmento sempre de maneira tempestiva. “Essa é uma das marcas que o sistema Abrapp procura para impulsionar suas ações. Os problemas mais atuais, que afetam as EFPC, estão mapeados justamente para irmos em busca de um sincronismo e concatenação de ações no tempo em que é demandado. Com certeza, outras demandas aparecerão”, complementa Augusto Reis.

Fonte: Abrapp em Foco, em 24.09.2021.