Sétima edição do evento reuniu, em São Paulo, autoridades, líderes empresariais e especialistas para debater desafios e oportunidades relacionadas à cibersegurança. Organizadores lançaram cartilha com orientações sobre governança
Waldemar Gonçalves, Presidente da ANPD, fala para uma plateia de especialistas e líderes empresariais sobre inteligência artificial e o papel da autarquia na regulamentação dessa nova tecnologia em Congresso da Fiesp. Foto: Luiz Henrique Freitas/ANPD
Representantes da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) participaram, nesta terça-feira (5), em São Paulo, do VII Congresso Brasileiro de Cibersegurança, Proteção de Dados e Governança de IA, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O evento reuniu, além de autoridades, líderes empresariais, especialistas e tomadores de decisão para debater desafios, riscos e oportunidades relacionados à cibersegurança, proteção de dados, uso responsável da inteligência artificial, governança e conformidade regulatória nas organizações.
Rony Vainzof, Diretor Adjunto do Departamento de Defesa e Segurança da Fiesp, conduziu a solenidade de lançamento da Cartilha de Governança para o Uso de IA Generativa, momento em que o presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves, falou sobre a IA e o papel da autarquia.
Mais cedo, Rodrigo Santana, Coordenador-Geral de Normatização, participou do painel Desafios da LGPD e da ANPD na proteção e uso de dados para a economia digital. O tema visou avaliar os desafios regulatórios, técnicos e estratégicos da aplicação da LGPD, com ênfase nas interpretações e diretrizes regulatórias que impactam diretamente modelos de negócio, fluxos de dados e estratégias digitais.
Fonte: ANPD, em 05.08.2025.