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PREVIC inaugura protocolo digital

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Ferramenta garante mais agilidade, segurança e transparência na gestão de documentos

PREVIC inaugura protocolo digital

Nem precisa sair de casa. A partir desta sexta-feira (7/3), pessoas físicas e jurídicas podem protocolar documentos na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), utilizando o ProtocoloGOV PREVIC. Além de facilitar a vida dos usuários, a ferramenta permite mais agilidade, transparência e segurança ao processo de gestão de documentos. O sistema é fácil de acessar, necessitando apenas da autenticação via conta GovBR.

Para utilizar o serviço, disponibilizado gratuitamente, basta seguir quatro passos: 1) acessar o Portal da autarquia; 2) selecionar a opção ProtocoloGOV PREVIC que está na página principal; 3) fazer o login utilizando a conta do GovBR; e 4) anexar os documentos e enviar. Pronto! A plataforma faz o recebimento e já realiza a integração automática com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Sem a necessidade de o usuário se deslocar até o protocolo presencial, e sem risco de falhas de envio das informações por e-mail.

Leonardo Zumpichiatti, diretor de Administração da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, explica que essa iniciativa integra o Governo Eletrônico. Um conjunto de ações promovidas pelo Governo Federal que visa diminuir a burocracia dentro da Administração Pública. Ele ressalta que “com o novo sistema o risco de falhas é praticamente zero. Já que elimina a possibilidade de erro humano e das falhas pertinentes ao envio de documentos por e-mail. Aumentando a segurança dos usuários durante a troca de dados, e possibilitando mais transparência no tratamento e acompanhamento das solicitações”.

Benefícios para o cidadão

Com o ProtocoloGOV PREVIC o usuário tem a oportunidade de acompanhamento em tempo real da demanda. Pode consultar, a qualquer momento, a situação dos documentos protocolados, com visibilidade clara das etapas e prazos. Outra vantagem é contar com o recebimento de notificações automáticas, enviadas em forma de alertas, para informar sobre alterações na tramitação do processo. Isso aumenta a transparência e diminui a burocracia, possibilitando mais agilidade no atendimento e simplificação dos procedimentos. O uso do sistema diminui a necessidade de deslocamentos físicos, otimizando o tempo do usuário para aproveitamento em outras atividades.

Benefícios para a Administração Pública

Já a Superintendência Nacional de Previdência Complementar ganha em modernização e agilidade na tramitação interna dos processos. O protocolo por e-mail deixa de existir em troca de maior controle, rastreabilidade e acompanhamento detalhado de todas as solicitações, inclusive, com histórico completo de tramitação. O Protocolo Digital da PREVIC é integrado ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que permite a padronização dos processos internos, facilitando a tramitação dos documentos. Outro ganho que merece destaque refere-se ao aumento da segurança da informação. Onde tanto a Administração Pública, quanto os cidadãos, passam a contar com a garantia de maior proteção de dados, por meio de um sistema eletrônico seguro.

O Protocolo Digital da PREVIC foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Fonte: Previc, em 07.03.2025.