Buscar:

PREVIC formaliza adesão ao Concurso Nacional Unificado

Imprimir PDF
Voltar

PREVIC formaliza adesão ao Concurso Nacional Unificado

Em ofício ao MGI, autarquia também solicita mudança de bloco temático

71d1401f-1ad6-4243-921c-6993a186fc9b

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) aderiu, oficialmente, ao Concurso Nacional Unificado (CNU), proposto pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A adesão foi aprovada pela Diretoria Colegiada e formalizada por meio de ofício, encaminhado ao MGI no dia 11/9.

A PREVIC participará do concurso com 40 vagas para nível superior, autorizadas pela Portaria MGI 3958/2023, publicada no Diário Oficial da União. Serão 15 vagas para o cargo de Analista Administrativo que, atualmente, conta com salário inicial de R$ 12.953,31. E 25 vagas autorizadas para Especialista em Previdência Complementar, que hoje possui remuneração no início da carreira de R$ 14.010,17.

Mais inclusão

Para o diretor-superintendente da PREVIC, Ricardo Pena, o concurso unificado é uma ideia inovadora, democrática e inclusiva. “O modelo promove uma competição mais justa e permite a participação de candidatos nas cinco regiões do país que, embora capacitados, talvez não disponham de recursos suficientes para enfrentar um concurso tradicional”. São mais de oito mil vagas em concorrência para mais de 100 órgãos do governo federal. O concurso unificado racionaliza o uso dos recursos públicos, ao mesmo tempo em que amplia o público concorrente e a área de abrangência.

Pela proposta, haverá a aplicação de uma única prova em pelo menos 180 cidades do país. O candidato pagará uma única inscrição e poderá concorrer a vagas em mais órgãos, desde que sejam do mesmo bloco temático. O MGI divulgou que a data provável para a aplicação da prova nacional é o dia 25/2/2024.

Inicialmente, a PREVIC compõe o bloco temático: “Trabalho e Previdência”. No entanto, no mesmo ofício em que formalizou a adesão ao Concurso Nacional Unificado, a autarquia solicitou que seja deslocada para outro bloco temático, com o qual tem maior afinidade pelas suas atribuições legais de supervisão e fiscalização das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. No entendimento da autarquia, para assegurar que os futuros servidores possuam “um perfil mais alinhado” com suas especificidades, seria importante que estivesse no bloco: “Administração e Finanças Públicas”. A decisão será tomada pela Comissão Organizadora do Concurso no MGI.

PREVIC

Criada em 23 de dezembro de 2009, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar é a autarquia responsável pela fiscalização e supervisão das atividades das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Atuando, ainda, na execução de políticas para o regime de previdência complementar operado pelas EFPC.

Fonte: Previc, em 13.09.2023.