Banner
Buscar:

Outro navio da Grimaldi transportando veículos pega fogo

Imprimir PDF
Voltar

Por Aparecido Rocha (*)

Aparecido Mendes RochaO navio italiano Grande Europa, IMO 9138381, operado pela Grimaldi Euromed, transportando 1843 veículos pegou fogo na manhã de 15 de maio de 2019 no Mediterrâneo, ao sul de Palma de Mallorca na Espanha, quando viajava de Nápoles na Itália para Valência na Espanha.

O navio saiu do controle por volta das 03:30 UTC e vários navios e barcos de combate a incêndios auxiliaram no salvamento, 25 tripulantes permaneceram a bordo e ajudaram na extinção do incêndio, outros 14 foram resgatados por helicópteros.

Aparentemente o fogo foi restrito aos compartimentos da superestrutura do navio, nas cabines e compartimentos de serviços. Após o controle do incêndio, o navio foi rebocado para Palma de Mallorca.

Em março de 2019, outro navio operado pela Grimaldi, o Grande América, também pegou fogo e afundou no Golfo de Biscaia durante uma viagem de Hamburgo, na Alemanha, para Casablanca, no Marrocos.

Ambos navios operados pela Grimaldi foram construídos há mais de 20 anos, uma restrição para a contratação do seguro de cargas. De acordo com as condições do seguro de transporte internacional, para viagens em navios com mais de 20 anos, é preciso a autorização da seguradora.

(*) Aparecido Rocha é insurance reviwer.

Fonte: Blog do Rocha, em 15.05.2019.