Buscar:

OABPrev-SP é destaque entre fundos instituídos, segmento que mais cresce na previdência complementar

Imprimir PDF
Voltar

Em meio às cogitações que antecedem o envio ao Congresso do projeto de reforma previdenciária do Governo Federal, os fundos de pensão caminham céleres como garantidores do futuro de parcela significativa da população e impulsionadores da economia. Segundo o Consolidado Estatístico da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), divulgado em 14 de fevereiro, as entidades fechadas de previdência complementar alcançaram patrimônio de 901 bilhões de reais, representando 13,4% do PIB, percentual mais alto desde 2012.

Os fundos instituídos, entre os quais está a OABPrev-SP, mereceram destaque no levantamento da Abrapp por comporem o segmento de crescimento mais vertiginoso. O número de participantes ativos dos planos formados por entidades de classe aumentou de 18,1 mil para 371,3 mil entre 2005 e 2018. O patrimônio, por sua vez, cresceu de 36 milhões de reais para 10,9 bilhões de reais.

“O cidadão cada vez mais percebe que não pode depender exclusivamente do INSS”, assinala o presidente da OABPrev-SP, Marcelo Sampaio Soares. “No caso dos advogados, eles contam com uma previdência cujos custos são os menores possíveis, e que privilegia segurança, rentabilidade e liquidez”, avalia.

No Consolidado Estatístico da Abrapp estão listados os 15 maiores fundos de pensão de cada segmento (benefício definido, contribuição definida, contribuição variável e instituídos) pelo critério de patrimônio acumulado. No campo dos instituídos, a OABPrev-SP aparece em quinto lugar, com patrimônio de 724,7 milhões, atrás de Fundação Viva, Quanta, Multicoop e Sicoob Previ – todos planos mais antigos.

Criada em 2006, a OABPrev-SP conta com mais de 48 mil participantes e é o fundo instituído que mais cresce no país, ao ritmo extraordinário de 500 adesões por mês. Já paga benefícios a 195 pessoas, sejam aposentadorias, pensões por morte ou invalidez. A média de pagamentos da folha de beneficiários do fundo da advocacia é de 400 mil reais por mês. A entidade agrega advogados inscritos nas Seções da OAB de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

“Comemoramos quando alcançamos boa rentabilidade, quando mantemos um forte ritmo de novas adesões e quando nosso patrimônio aumenta significativamente. Mas nenhum desses itens tem mais relevância do que o pagamento de benefícios ao nosso público – essa é a razão de existir da OABPrev-SP e o que confirma de fato a eficiência da gestão”, comemora o presidente Marcelo Sampaio Soares.

Fonte: OABPrev-SP, em 21.02.2019.