Buscar:

Novos produtos out of pocket surgem para suprir demanda de população sem plano de saúde que não quer depender só do SUS

Imprimir PDF
Voltar

Por Rafael Machado

Gastos da população com saúde aumentam e empresas lanças serviços out of pocket para atender demanda crescente

O gasto da população brasileira e instituições filantrópicas com saúde tem aumentado ano a ano, atingindo o patamar de 5,7% do PIB em 2021, último ano da série histórica feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de desembolsos diretos com planos de saúde e medicamentos, outros serviços de saúde têm ocupado uma parcela do orçamento das famílias. O surgimento de clínicas populares que oferecem consultas e exames fez com que uma nova demanda fosse criada: a de pacientes que recebem um diagnóstico, não contam com um plano de saúde e não querem depender só do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar um procedimento ou tratamento. Os cartões de descontos também maximizam esse movimento.

Frente à demanda, empresas lançam produtos para atender ao público proveniente desses serviços. Buscando levar acesso e facilitar o caminho ao tratamento, a Oncoclínicas e a Boston Scientific, por exemplo, construíram alternativas que buscam ofertas de medicamentos e terapias para pacientes com facilidades de pagamentos.

Leia aqui na íntegra.

Fonte: Futuro da Saúde, em 10.07.2024