O Colégio de Coordenadores de Comissões Técnicas Regionais de Contabilidade da Abrapp e Ancep, relata o seu secretário executivo, Geraldo de Assis, deu continuidade na última quarta-feira (17) à reunião que havia realizado há uma semana.
Todos os coordenadores trouxeram as suas sugestões relativamente à minuta que nos chegou, já com as alterações apontadas pela Previc, incluindo a ampliação de 10 para 13 dígitos.
As regionais avaliaram e apontaram algumas questões. Um ponto sobressaiu nessa análise: grande parte do que já havia sido solicitado pelas comissões anteriormente durante a consulta pública foi atendido. - "vimos bastante boa vontade por parte da Previc, capacidade de diálogo", nota Geraldo.
As comissões apenas destacaram o desejo de ter acesso a um anexo das normas contábeis, que é o plano de contas. o anexo que traz a função e funcionamento, o anexo do corpo da norma e o anexo das demonstrações, também não disponibilizados.
Então, as comissões estão ansiosas para saber se as sugestões que apresentaram nesses anexos foram também aceitas pela Previc.
Até aqui o momento vem sendo positivo, ainda que o aumento para 13 dígitos seja motivo de preocupação para as nossas entidades. Através das comissões estão sendo contatadas algumas fornecedoras de software para sabermos o quanto o desenvolvimento de softwares com as adaptações vai impactar em termos de maior trabalho e possíveis ônus e tempo a mais que os contabilistas de fundos de pensão precisarão para reparametrizar todo o sistema, uma vez que não se trata apenas do plano de contas, mas de todo um fluxo de informações integradas com diferentes áreas das entidades.
É um desafio como foi em 2009 e 2010, quando o plano de contas passou por mudanças de maior envergadura.
E o grupo 9, que trata das informações extra-contábeis, também é objeto de preocupações por parte dos contabilistas, mesmo porque a forma de funcionamento de algumas contas não foi disponibilizada e suscitou uma série de dúvidas em relação à operacionalização desse grupo.
Então, o que está sendo feito é que através do Diretor Denner de Freitas, da Abrapp, está sendo solicitada uma reunião com a comissão de investimentos para tratar das informações que estão sendo pedidas pela Previc, dentro das informações gerenciais, especialmente no que tange principalmente a essa parte de alocação de recursos. Assim, o assunto será tratado de forma conjunta pelas duas comissões para depois darmos retorno à Previc.
Fonte: ANCEP, em 19.06.2020