A primeira reunião do Conselho de Ética – eleito e empossado em Assembleia no dia 23 de abril – aconteceu no dia 21 de maio, com a presença dos novos integrantes titulares, – Flavia Filhorini Lepique, Mario Aquino Alves e Paulo Silva –, que passam a ser presididos pelo Conselheiro Edson Vismona. Também estiveram presentes o diretor Executivo, Filipe Venturini Signorelli, e o assessor de ética e integridade IES, Julio Zanelli. Deixaram o cargo Celso Grisi e Antonio Fonseca, e passaram a compor o IES como membros honorários.
O Conselho conta agora com quatro membros, tendo, pela primeira vez, a inclusão de uma mulher em seu quadro. “Todos com notório conhecimento em suas áreas de atuação, que trarão robustez no processo de autorregulação privada desenvolvido pelo IES, em potencial, no sentido de revisar e inovar as normas em consonância com as necessidades reais do setor da saúde. O Conselho de Ética também se molda para o trabalho que será desenvolvido junto à Frente Parlamentar Mista da Saúde e outras, no intuito de construir proposituras legislativas coesas, também focando nas necessidades reais do setor da saúde. Será a continuação de um trabalho precioso iniciado por este Conselho desde as bases do Ética Saúde. Um Conselho de suma importância, que leva o nome do Instituto. O IES avança em sintonia com seus Conselhos e frentes de atuação, com ações devidamente orquestradas na composição da sua agenda prioritária”, afirma Venturini.
Flavia Filhorini Lepique é presidente da Comissão de Compliance da OAB-SP, membro do Conselho da OAB-SP, atualmente é diretora da área de Compliance em Saúde do Instituto Internacional de Compliance (INCOM), tendo sido presidente do mesmo instituto no quadriênio 2018/2021; Edson Vismona é presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO, presidente do Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade – FNCP, presidente do Instituto Brasileiro de Defesa da Competitividade – Instituto Brasil Legal; Mario Aquino Alves é professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas SP, coordenador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV; e Paulo Silva é conselheiro Fiscal em empresas de grande porte e Consultor nas áreas de Finanças e Governança Corporativa.
A pauta da primeira reunião tratou sobre posicionamentos públicos do Conselho de Ética, relativo a temas sensíveis sobre ética e integridade no setor da saúde; a revisão e atualização das Instruções Normativas IES, a criação de novas Instruções Normativas IES, tendo como foco principal os ajustes necessários para que a autorregulação privada e as proposituras legislativas possuam conteúdos abrangentes e com máxima isonomia para o setor da saúde, no sentido de buscar a sustentabilidade tão almejada de forma equilibrada.
Fonte: Instituto Ética Saúde, em 27.05.2025.