Buscar:

Nova edição do jornal Medicina destaca atuação do CFM em defesa da prevenção à COVID-19

Imprimir PDF
Voltar

O trabalho desenvolvido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para alertar sobre a importância da adoção de medidas de prevenção e proteção aos médicos e demais profissionais de saúde é o principal destaque da nova edição do jornal Medicina. A publicação traz informações sobre o documento enviado ao governo, em que o Conselho aponta uma série de recomendações às autoridades, aos médicos e à população.

Entre as orientações da autarquia aos gestores está a manutenção de uma rotina diária de vigilância e o repasse de informações, de forma cuidadosa e transparente, como forma de contribuir para manter a tranquilidade e, assim, evitar situações de pânico entre os brasileiros.

A edição traz também informações sobre uma campanha lançada pelo CFM e os Conselhos Regionais de Medicina de reconhecimento ao trabalho dos médicos brasileiros na luta contra a pandemia. Força de trabalho que deve ser protegida, na avaliação do Conselho Federal, para aliviar a carga que os profissionais recebem e receberão por semanas e meses, durante uma pandemia.

Relatos de falhas – Outro destaque da nova edição do ornal Medicina é a plataforma criada pelo CFM para que os médicos possam informar irregularidades na infraestrutura nos locais de trabalho, como a falta de leitos e de equipamentos de proteção individual (EPIs). O uso dos dispositivos é considerado fundamental para que as atividades dos médicos e das equipes de atendimento ocorram de modo adequado nas unidades que acolhem os pacientes contaminados pelo coronavírus.

Essas e outras informações estão disponíveis na edição nº 301 do jornal Medicina, que pode ser acessado aqui.

Fonte: CFM, em 05.06.2020