Buscar:

CFM - Nova edição destaca lançamento da plataforma eletrônica da Demografia Médica 2023

Imprimir PDF
Voltar

A criação de uma ferramenta eletrônica para acesso a informações atualizadas sobre o número de médicos em atividade no País, proposta do estudo Demografia Médica 2023, é o destaque de capa da edição nº 335 do jornal Medicina. A publicação traz os principais números do levantamento, que apontam a má distribuição de médicos pelo território nacional e a perspectiva de crescimento da densidade médica no País, considerando o crescimento acelerado do número de escolas médicas e de vagas nos cursos.

Os recentes avanços do CFM no uso da tecnologia e nas comunicações também são tema da Palavra do Presidente. Na mensagem No compasso da inovação, o diretor do CFM analisa a importância do desenvolvimento da plataforma Prescrição Eletrônica, pela qual o Conselho já disponibilizou gratuitamente aos inscritos cerca de 2 milhões de documentos, de forma gratuita. “Certamente, estamos diante de um novo tempo, no qual as mudanças acontecerão em velocidade cada vez maior”, analisa José Hiran Gallo.

Declaração de óbito – A edição traz também esclarecimentos sobre o preenchimento da Declaração de Óbito, ato restrito a médicos, como define o Código de Ética Médica e a Resolução CFM nº 1779/05. De acordo o Ministério da Saúde, a legislação permite a produção de estatísticas vitais e epidemiológicas confiáveis, considerando o compromisso do médico com o registro fidedigno e completo dos dados.

Outros destaques são o apoio institucional do Conselho a campanhas de sociedades médicas que visam a detecção precoce de problemas de saúde e a realização do próximo Encontro Nacional das Entidades Médicas, previsto para o mês de junho, em Brasília. Saiba mais na edição nº 335 do jornal Medicina.

Fonte: Portal CFM, em 24.04.2023.