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Notícias Refer, em 24.06.2024

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Momento compliance especial: canal de denúncias

Em oportunidade ao Dia Mundial do Denunciante, comemorado dia 23 de Junho, a Fundação REFER convidou a Dra. Gabriela Diehl, Advogada especializada em Compliance e Proteção de Dados (CIPM-IAPP), com MBA pela University Canada West e pós-graduada em direito empresarial pela FGV, especializada em direito empresarial internacional pela Université de Montpellier, por Harvard Law School e co-fundadora da Be Compliance.

Na entrevista, conduzida pela área Risco e Compliance da Fundação, Gabriela Diehl abordou o seguinte: Canal de Denúncias como ferramenta essencial para identificar, responsabilizar e corrigir eventuais desvios ou quebra de integridade.

A série de vídeos Momento Compliance foi desenvolvida com o propósito de disseminar a cultura de compliance, agregando ao conjunto de ações previstas no Programa de Integridade da REFER.


Dia mundial do denunciante

No dia 23 de junho é comemorado o Dia Mundial do Denunciante. A denúncia é um ato por meio do qual alguém toma conhecimento da ocorrência de um ato ilícito ou irregularidades e leva essas informações ao conhecimento da organização que faz parte, utilizando-se de um canal de denúncias interno.

A Fundação REFER disponibiliza em seu site www.refer.com.br o seu Canal de Ética e Integridade, e o seu canal telefônico 0800 para recebimento dos relatos (0800-591-3457).

É importante lembrar que o Canal de Ética e Integridade da Fundação REFER recebe relatos para apurar atos que violem normas internas (como o Código de Ética e Conduta da REFER) ou externas (como leis ou normativos de órgão regulador), como fraude, corrupção, lavagem de dinheiro e violência no trabalho (assédio moral e sexual), por exemplo.

É fundamental destacar que o conteúdo do relato pode ser anônimo e é recebido por uma empresa independente e especializada na captação e tratamento de denúncias, a BE COMPLIANCE, assegurando sigilo absoluto. Além disto, a REFER garante a não retaliação ao denunciante.

O uso do Canal de Denúncia favorece a criação de um ambiente corporativo saudável, permitindo à empresa a resolução ágil de questões. Ele representa a conexão entre a empresa e seus públicos interno e externo, sendo um canal de expressão importante.

Saiba como utilizar o Canal de Ética e Integridade da Fundação REFER acessando o E-book.

Fonte: Refer, em 24.06.2024.