Buscar:

Notícias Previc, em 07.07.2023

Imprimir PDF
Voltar

Integrantes decidem levar ao GT suspensão de processos de retirada de patrocínio

Proposta é suspender por 90 dias enquanto discutem alterações normativas

7bda7042-9e49-412e-a157-92a278c310b0

A Subcomissão 2 decidiu levar a proposta de suspensão, por 90 dias, dos protocolos de processos de retirada de patrocínio, junto aos planos de previdência complementar, ao Grupo de Trabalho de Revisão (Decreto nº 11.543/2023). A decisão foi tomada na primeira reunião da Subcomissão, realizada na tarde desta sexta-feira (7/7), por videoconferência. A reunião do GT será na próxima semana, dia 14/7, pela manhã.

Para o diretor de Licenciamento da PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), Guilherme Campelo, “a suspensão dos processos de retirada de patrocínio é medida urgente, enquanto a Subcomissão avança nas discussões sobre o aperfeiçoamento da norma em vigor”.

Quanto ao mérito, a ideia da PREVIC é melhorar os normativos para: 1) vedar retirada unilateral de patrocínio; 2) prever que as hipóteses para fins de retirada sejam apuradas, considerando o curto prazo; 3) definir que insuficiências e custos do processo sejam, exclusivamente, do patrocinador; e 4) criar uma regra de portabilidade do benefício vitalício para compensar o plano de origem, quando houver transferência para uma Entidade Aberta de Previdência Complementar.

A próxima reunião da Subcomissão 2 será na tarde do dia 14/7, quando se iniciam os debates sobre as alterações normativas.

Participantes da Reunião:
PREVIC: Guilherme Campelo
MPS: Narlon Gutierre
Casa Civil: Rafael Alves
Fazenda: Daniel Góes e Mariana Arozo
MGI: Alano Guedes
Abrapp: Jarbas Biagi e Luiz Fernando Brum
APEP: Antônio Gazzoni
APEP: Valdemir Moreira
Anapar: Cláudia Muinhos e Renata Mollo

Avança discussão para suspensão temporária das contribuições extraordinárias

Proposta em estudo pela PREVIC agregará novos parâmetros

previc 07072023

Após quase três horas de reunião da Subcomissão 1, ocorrida nesta sexta-feira (7/7), foi aprovado o encaminhamento para que a PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) apresente uma proposta mais ampla. Os estudos vão conjugar a suspensão temporária das contribuições extraordinárias (participantes, assistidos e patrocinadores) com o adiamento da aprovação do respectivo plano de equacionamento do fundo de pensão, relativo ao déficit acumulado de 2022 a 2023, nos moldes da Resolução CNPC nº 55/2022.

Os parâmetros foram estabelecidos durante o debate e contemplam as preocupações em construir um texto legal que preserve os benefícios previdenciários dos assistidos, a poupança acumulada dos participantes, a segurança jurídica para os patrocinadores e a saúde financeira de longo prazo dos planos de benefícios administrados pelas EFPC.

O diretor-superintende da PREVIC, Ricardo Pena, reafirmou a necessidade de permitir a suspensão da cobrança de contribuições extraordinárias, postergando essa dívida para 2024, quando espera que haja nova regra mais estável para o equacionamento dos déficits acumulados nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. “Eu tenho recebido aqui um volume de queixas muito grande, envolvendo participantes, assistidos e empresas patrocinadoras de diversos planos. Nós temos a missão de construir uma solução para esse problema, que ganhou contornos sociais para as pessoas”, disse, afirmando que a decisão de aderir à proposta é facultativa pela governança de cada Entidade.

O secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto dos Santos Pinto, defendeu a formulação de uma proposta mediada na Subcomissão para que seja levada à reunião do Grupo de Trabalho, prevista para sexta-feira (14/7). “É importante proteger o participante. Não é razoável alguém contribuir a vida toda e ter seu contracheque zerado na hora de receber o benefício previdenciário”, disse.

O consultor da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Silvio Rangel, apresentou um longo estudo, contendo subsídios para discussão interna do grupo, permitindo um debate mais profundo sobre a questão. A próxima reunião da Subcomissão 1 será terça-feira (11/7), às 15h.

Participantes desta sexta-feira:
PREVIC: Ricardo Pena e Alcinei Cardoso Rodrigues
MPS: Paulo Roberto Santos e Narlon Gutierre
Casa Civil: Rafael Alves
Fazenda: Vinicius Ratton e Mariana Arozo
MGI: Alano Guedes
Abrapp: Silvio Renato e Cláudia Trindade
APEP: Antônio Gazzoni e Marcelo Bispo
Anapar: José Roberto e Luiz Felippe

Fonte: Previc, em 07.07.2023.