Buscar:

Notícias Previ, em 24.10.2022

Imprimir PDF
Voltar

Seleção de Conselheiros 2023

Edital do processo de seleção será divulgado em breve

A Seleção de Conselheiros 2023 da Previ será iniciada em breve e terá novidades. A principal é que foi prorrogada a validade do Banco de Candidatos da Seleção 2022. Para esse público, o sistema não permitirá acesso ao currículo digital para edições, de modo que, se for necessário, o interessado poderá enviar documentos comprobatórios de atualizações dos quesitos curriculares com as realizações do último ano. Os procedimentos serão informados no Edital.

Para esses candidatos não está previsto o envio de mensagem eletrônica com a pontuação alcançada, uma vez que eles já são considerados elegíveis pela prorrogação da validade do banco de candidatos da seleção 2022.

Simultaneamente, o currículo estará disponível para acesso aos demais candidatos interessados em participar da Seleção 2023 que pertençam ao público-alvo: participantes da Previ, associados ao Plano de Benefícios 1 ou ao Plano Previ Futuro e candidatos externos, mediante autorização prévia pelas instâncias competentes da Previ.

Os participantes da Previ, associados ao Plano de Benefícios 1 ou ao Plano Previ Futuro, aposentados ou funcionários da ativa do Banco do Brasil, deverão efetuar o acesso utilizando sua matrícula e senha do Autoatendimento do site da Previ.

Já os candidatos externos, não participantes da Previ, deverão utilizar o login e a senha de acesso encaminhados pela Gerência de Participações Mobiliárias e Governança Corporativa (Gepar), após a solicitação formal do candidato para o e-mail gepargovernanca@previ.com.br, preferencialmente até 07/11/2022. O referido prazo visa garantir tempo hábil para análise sobre a autorização de participação do candidato pela instância competente e posterior concessão do acesso.

O Banco de Candidatos da Seleção 2023 será composto pelo Banco de Candidatos da Seleção 2022, acrescido dos candidatos inscritos para a seleção do presente ano que atenderam aos pré-requisitos do certame.

Perfil desejável e Pré-Requisitos

Podem se candidatar para ser indicado para atuar como conselheiro de administração ou fiscal, titular ou suplente, em empresas participadas da Previ aqueles que possuam tempo mínimo de dez anos de experiência profissional, sendo que desse tempo pelo menos quatro anos em cargo de Alta Gerência.

No caso dos funcionários da ativa do Banco do Brasil ou de seu conglomerado somente será aceito como experiência profissional o exercício dos seguintes cargos: presidente, vice-presidente e/ou diretor (equivalentes a cargos de 2º nível organizacional ou acima) e cargos classificados como Alta Gerência, conforme Referências Organizacionais do plano de funções do Banco do Brasil vigente listadas a seguir:

a) segmento gerencial: exercício efetivo de cargos com níveis de classificação 1º a 4º para as funções de confiança nas Unidades Estratégicas, Tática, Unidades no Exterior e Unidades Operacionais;

b) assessoramento: funções de confiança nas Unidades Estratégicas, Tática e Unidades no Exterior, com níveis de classificação 1º a 4º, e nas Unidades Operacionais, cargos com referência organizacional com nível de classificação 1º.

O perfil desejável, conhecimentos fundamentais e demais pré-requisitos da seleção podem ser consultados no site da Previ em: Investimentos na Previ > Governança de Investimentos > Conselheiros > Documentos > Perfil Desejável, Conhecimentos e Pré-requisitos.

Banco de Candidatos

Vale ressaltar que o processo de seleção de conselheiros não considera qualquer tipo de ranqueamento dos candidatos. O currículo Previ é um instrumento que parametriza a avaliação da formação e experiência profissional dos candidatos para fins de verificação de atendimento a um dos pré-requisitos que é a pontuação mínima curricular. A partir do atingimento de 50 pontos e do cumprimento de demais pré-requisitos, os candidatos se tornam elegíveis independentemente da pontuação alcançada. A partir de então, a Previ se baseará na aderência do perfil do candidato a conselheiro ao perfil da vaga no órgão de governança das empresas participadas para realizar suas indicações.

Para mais informações sobre as diretrizes que norteiam o processo seletivo de conselheiros convidamos a conhecer a nossa Política de Seleção e Indicação de Candidatos a vagas em Conselho de Administração e Conselho Fiscal de Empresas Participadas e Investidas.


Previ marca presença no 43° Congresso Brasileiro de Previdência Privada

Maior congresso mundial de previdência privada discutiu o futuro do setor

Entre os dias 19 e 21 de outubro, foi realizado na cidade de São Paulo, o 43º Congresso Brasileiro da Previdência Privada (CBPP), promovido pela Abrapp. A edição deste ano trouxe como tema central “#Faça Acontecer Agora”, enfatizando que a verdadeira mudança nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar só ocorrerá através da transformação das lideranças. Em formato híbrido, o encontro contou com aproximadamente 5 mil participantes (on-line e presencial) e 79 atividades durante o congresso, entre Plenárias, Insight Sessions, Palestras Técnicas, Espaço UniAbrapp e Espaço Boas Práticas.

A Previ mais uma vez participou do evento realizando palestras e promovendo a reflexão sobre as perspectivas e os desafios que marcam o setor previdenciário no país. Para Daniel Stieler, presidente da Previ, a participação em um importante ambiente de discussão como esse, é uma oportunidade excelente de intercâmbio de conhecimento, com forte conteúdo técnico. “O que fazemos e aprendemos aqui proporciona uma gestão mais eficiente na Previ. Ao todo, participamos de seis palestras. E estar aqui, entre nomes de referência no mercado de previdência, empreendedorismo, tecnologia, carreira e inovação, unidos com o objetivo de debater meios para promover mudanças inovadoras em entidades fechadas de previdência complementar, é uma honra para a Previ”.

O diretor de Investimentos da Previ, Denísio Liberato, participou do painel “A integração ESG nos processos de investimentos sob a ótica do gestor e da fundação” em que reforçou o compromisso da Entidade em monitorar e acompanhar as boas práticas por parte das empresas investidas. “A Previ investe em empresas que tem capacidade de performar bem, não só no curto, como no médio e longo prazo, dada a transição para a economia de baixo carbono. Nossa Entidade é signatária de pactos globais desde 2005 e está cada vez mais atenta aos aspectos ambientais, sociais e de governança”, disse.

Foto: Abrapp

Além de Denísio, técnicos da Previ realizaram outras cinco apresentações no evento, todas no Espaço Boas Práticas, dedicado a mostrar ações de referência no setor de entidades fechadas de previdência complementar. Os temas abordados foram “Gestão dos perfis de investimento”, “Construção de escala de improvement", “Impulsionando a transformação digital com o uso do low-code”, “Análise de sentimento” e a “Experiência da Previ em questões ASGI e alternativas para o sistema”.

Fotos: Abrapp

A participação de técnicos da Previ no evento é de extrema importância, uma vez que o congresso buscou proporcionar aos participantes uma experiência de debates e reflexões, discutindo sobre o novo momento do setor no atual cenário de transformação, além de ser uma forma valiosa de acesso a informações e conceitos inovadores.

A Previ chegou nas redes sociais!

A Previ agora está ainda mais perto dos seus associados, com perfis oficiais nas redes sociais. Estamos presentes no Instagram, facebook, YouTube e LinkedIn, como @previoficial. Acompanhe nosso perfil e convide outros associados!

Fonte: Previ, em 24.10.2022.