Buscar:

Notícias Previ, em 21.12.2021

Imprimir PDF
Voltar

De portas abertas

O concurso realizado pelo Banco do Brasil recentemente deve ser a porta de entrada de milhares de novos participantes na Previ. Após a divulgação do resultado final, que ocorreu hoje, 21/12, o BB deve convocar logo no início de 2022 cerca de 2 mil candidatos aprovados. Até o final do ano, a estimativa é que esse número ultrapasse a marca de 4 mil novos funcionários.

De olho no concurso, a Previ se prepara para receber novos participantes no Previ Futuro e na Capec. Nos dias 29/11 e 6/12 a Entidade realizou eventos de capacitação com funcionários do BB. Os Encontros Previ-Gepes, como são chamados esses eventos, têm como objetivo compartilhar conhecimentos sobre a Previ como forma de conscientizar os novos funcionários sobre a importância da poupança de longo prazo e dos benefícios oferecidos por Previ Futuro e Capec.

Os eventos, voltados para a capacitação dos profissionais que atuam nas Gerências Regionais de Gestão de Pessoas do BB (Gepes) e que são responsáveis por dar posse aos novos funcionários, contaram com a presença do presidente da Previ, Daniel Stieler, do diretor de Seguridade, Wagner Nascimento e o diretor de Cultura e Pessoas do Banco do Brasil, Thiago Borsari. Ao todo, os encontros reuniram mais de 160 pessoas.

Para Daniel Stieler, os eventos são parte importante da estratégia de educação previdenciária, uma das bandeiras da Previ: “A gente surgiu lá em 1904 da iniciativa pioneira de alguns funcionários do Banco que tinham esse olhar para o futuro. Mas o funcionário novo, que acaba de chegar, muitas vezes não conhece a Previ, nem entende o privilégio que é participar do maior fundo de pensão do País, nem os benefícios oferecidos pela contribuição paritária do patrocinador. E o mais importante, não sabe o quanto isso faz diferença lá na frente, na sua aposentadoria. Por isso, esse trabalho de conscientização em parceria com o BB é fundamental”, ressalta.

Parceria de longa data

Os Encontros Previ-Gepes acontecem desde 2003. Mas por um tempo, ficaram suspensos, enquanto o setor bancário passava por intensas transformações e o BB não realizava novos concursos e nem fazia convocações expressivas. O atual concurso representa a retomada de uma parceria, que ficou suspensa desde 2016.

Wagner Nascimento reconhece a importância da parceria com as Gepes. Em sua opinião, “a atuação das Gepes é estratégica, pois são esses colegas os responsáveis por dar posse aos novos funcionários e oferecer o primeiro contato com o universo da Previ. É uma conversa de colega pra colega, então gera mais empatia e credibilidade. Claro que a Previ é um benefício incontestável, mas se a pessoa não entende isso logo de cara, pode perder tempo e dinheiro, o que faz uma grande diferença lá na frente”.

Adriana Norival, analista na Gerência de Vínculo e Arrecadação da Previ (Gevar), que já participou de muitos eventos anteriormente, celebra a retomada da parceria: “participar desses encontros é uma ótima oportunidade de disseminar conhecimentos sobre o Previ Futuro e a Capec. Além disso, fortalece nossa parceria que, apesar de uma breve pausa, já dura mais de 18 anos. Estamos muito felizes em realizar esse encontro depois de tanto tempo”.

Ganha-ganha

Além de um excelente benefício para o funcionário, a Previ é também um instrumento importante de retenção de talentos, como observa Thiago Borsari, do BB: “Para cada um real que nosso funcionário coloca na Previ, o Banco entra com mais um. Isso representa um investimento com rentabilidade de 100%, algo que você não encontra no mercado. É um benefício exclusivo para o funcionário que passou no concurso do BB e que se reflete num importante instrumento de atração e retenção de talentos”, analisa.

Maireni Gulbenkian, gerente da Equipe de Atendimento da Previ, enxerga com entusiasmo os resultados da parceria: “É importante para a Previ e para o Banco e, claro, para o novo participante. É uma relação de ganha-ganha: ganha o BB que tem um ótimo benefício a oferecer para seu funcionário; ganha a Previ, que mantém vivo o seu propósito de cuidar do futuro das pessoas; e ganha o novo participante, que muitas vezes não tem o conhecimento sobre previdência, mas que nesse primeiro contato passa a entender o privilégio que é fazer parte da Previ e garantir um futuro melhor”.

Inscrições on-line para o Previ Futuro

Devido à pandemia, os procedimentos de posse, inclusive a entrega de documentos, deve ocorrer de forma remota. Esta será a primeira vez que a posse acontecerá de forma on-line, o que trouxe um desafio a mais para a Previ na abordagem aos potenciais participantes. A Entidade precisou rever a estratégia de comunicação e os procedimentos de filiação, que também serão on-line, acompanhando o movimento do BB.

“Investimos numa campanha leve, com visual divertido e linguagem simples, que conversa muito bem com esse público mais jovem, que é maioria no concurso. Simplificamos também o processo de adesão, que será totalmente on-line. Com isso, esperamos passar nossa mensagem, facilitar a adesão ao Previ Futuro e fazer a diferença na vida desses novos colegas que estão iniciando sua jornada no BB”, prevê Fernando Garcia, gerente de marketing da Previ.

E aí, tá no listão de aprovados do BB? Então conheça o hotsite que preparamos para sua futura entrada na Previ!


Garanta seu desconto no Imposto de Renda

Suas contribuições para o Previ Futuro ou Previ Família podem gerar um abatimento de até 12% de sua renda bruta anual no Imposto de Renda. Quer saber como? Veja tudo o que você pode fazer em 2021 para pagar menos imposto ou ter uma restituição maior em 2022.

O primeiro passo é verificar o quanto você ainda precisa contribuir para ter o máximo de desconto. Mas fique atento, para valer para o Imposto de Renda em 2022, as contribuições precisam ser feitas em 2021.

Lembre-se que para obter o incentivo, o participante precisa contribuir para o INSS ou ser servidor público e optar pela declaração no modelo completo.

Previ Futuro

Se você é do Previ Futuro a Previ desenvolveu uma ferramenta muito simples e funcional: o Simulador de Imposto de Renda, disponível em nosso App. Com o simulador, você consegue ter uma noção mais precisa do quanto ainda pode contribuir para atingir o nível máximo de desconto permitido por lei, os 12% de sua renda bruta anual.

Uma boa pedida para quem quer receber o abatimento sem perder de vista o planejamento da aposentadoria, é fazer a Contribuição Esporádica (2c). A Esporádica não tem taxa de carregamento e aumenta o seu saldo de conta, o que ajuda você a ter uma renda melhor no futuro. É um presente em dobro!

Para realizar o investimento, basta acessar o App Previ ou o autoatendimento do site na opção Meu Plano > Contribuições > Complementar Esporádica (2c). Lembre-se de que o registro da contribuição extra precisa ocorrer até 28/12.

Previ Família

O aporte no Previ Família também é uma maneira de conseguir o abatimento em seu IR. A contribuição extra no Previ Família deve ser feita num plano em seu nome ou no de seus dependentes, desde que eles sejam dependentes também para fins de Imposto de Renda.

Para realizar o investimento, basta acessar o App Previ ou site em Autoatendimento > Meu plano > Contribuição esporádica. A data limite para registro do aporte é 29/12.

Baixe nosso App

Para ficar por dentro das novidades da Previ, baixe o nosso App por meio do QR code e siga nossos perfis no YouTube e no LinkedIn.

Fonte: Previ, em 21.12.2021.