Buscar:

Notícias Previ, em 16.04.2024

Imprimir PDF
Voltar

Um presente para os associados

Nova Tabela PIP é aprovada pelo Banco do Brasil. Mudança, que já tinha sido aprovada pela Previ em fevereiro, proporciona aumento do saldo de conta dos associados.

O Banco do Brasil aprovou a proposta que facilita o acesso à contribuição adicional 2B com uma nova Tabela PIP.¿Os novos valores estarão vigentes a partir da alteração do Regulamento do Plano, que prevê tramitação pelos órgãos governamentais competentes. Com a mudança, os associados serão beneficiados com a possibilidade de, desde a adesão ao Previ Futuro, aumentar a contribuição que é acompanhada no mesmo valor pela contribuição do Banco do Brasil. Ou seja, poderão contribuir mais junto com o BB e ter uma aposentadoria melhor no futuro.

Entenda o que é a PIP

PIP é a Pontuação Individual do Participante. Ela é uma variável que faz parte do cálculo da Contribuição Adicional, a 2B. A contribuição, junto com o tempo e a rentabilidade, é uma parte fundamental do saldo de conta dos associados do Previ Futuro. Ele é composto pela soma das contribuições realizadas ao longo da vida, dentre elas a Contribuição Mínima (2A) e a Contribuição Adicional (2B), que pode variar de 1% a 10% do salário de participação.

O percentual da Contribuição Adicional (2B) é calculado mensalmente, de acordo com a Pontuação Individual do Participante (PIP), considerando três fatores: crescimento salarial do participante, tempo de filiação ao Plano e crescimento salarial médio anual dos funcionários do Banco do Brasil vinculados ao Previ Futuro. Com as mudanças propostas pela Previ e aprovadas pela Banco do Brasil, os funcionários poderão aderir à 2B desde que ingressam no Previ Futuro.

“É muito simbólico que a aprovação da Tabela PIP pelo Banco do Brasil aconteça no dia do aniversário de 120 anos da Previ. Esse é um grande presente para os associados do Previ Futuro. É um avanço importante, vinculado diretamente ao propósito de cuidar do futuro das pessoas. Mudar a PIP é proporcionar para associadas e associados do Previ Futuro a oportunidade de contribuir mais e ter essa contribuição acompanhada pelo Banco do Brasil. Significa ter uma reserva maior e, consequentemente, um valor de benefício melhor no futuro”, informa João Fukunaga, presidente da Previ.

2B desde o início

Desde que o plano Previ Futuro foi criado, em 1998, nunca houve alteração da metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias mudanças nos planos de cargos e salários do banco. Os estudos técnicos, realizados pela Previ desde 2018, indicam que a nova metodologia proporciona uma melhoria real nos valores dos benefícios do plano, assim como maior agilidade no acesso à contribuição adicional (2B). O resultado é bom para todo mundo: os associados podem ter um benefício melhor de aposentadoria, e o BB consegue atrair e reter mais talentos.

Como fazer a Contribuição Adicional (2B)?

A Pontuação Individual do Participante (PIP) pode ser acompanhada mensalmente, no autoatendimento. Tanto no site quanto no App, é mostrado qual é o percentual que o participante tem direito de contribuir, sendo possível também realizar alterações e simulações do valor de contribuição. O ideal é deixar sempre o percentual máximo, ou seja, 10% para que as contribuições acompanhem a evolução da carreira e possam proporcionar um aumento do benefício de aposentadoria.


Previ celebra 120 anos cuidando do futuro das pessoas

Entidade foi fundada em 1904 por 52 funcionários do BB

A Previ completa 120 anos nesta terça-feira, 16. Inaugurada em 1904 como Caixa de Montepio dos Funcionários do Banco do Brasil, a entidade contava então com 52 associados. Atualmente, são cerca de 200 mil.

A Previ foi o primeiro modelo de previdência do país. A ideia surgiu da necessidade de proteger os funcionários e seus familiares em uma época em que a expectativa de vida não chegava aos 35 anos. Reunidos pela força de uma ideia e pela insegurança sobre o destino de seus descendentes, o propósito daqueles colegas de 1904 foi transmitido, geração a geração, para os que vieram depois e fazem parte da Previ de hoje: cuidar do futuro das pessoas.

Quase vinte anos depois, em 1923, a Lei Eloy Chaves instituiu no Brasil as primeiras Caixas de Aposentadoria e Pensões para atender trabalhadores de ferrovias. Em 1934, o Governo Federal decretou a criação do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB). Nesse mesmo ano, após uma reforma estatutária, a Caixa de Montepio foi transformada na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil. Somente em 1966 o Governo extinguiu o IAPB e criou o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), atual Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Nas últimas décadas muitas mudanças e desafios se apresentaram para o país e para a previdência. A Previ, que serviu de modelo para a previdência oficial e para todas as outras entidades de previdência complementar, segue sendo exemplo de governança e solidez. Milhares de associados e seus familiares já passaram pela Previ. Talvez o seu número mais emblemático seja mesmo o 120, pois, no ano em que a Entidade chega ao seu aniversário de 120 anos, há 120 associados centenários usufruindo de seus benefícios.

Se fosse um estado, a Previ estaria entre os dez maiores PIBs do país

Com patrimônio de R$ 272,4 bilhões, a Entidade continua a gerir seus ativos com diligência. As decisões seguem um processo pautado por análises técnicas, baseadas em suas Políticas de Investimentos que compreendem um conjunto de diretrizes e medidas que norteiam a gestão de longo prazo dos ativos, sempre focadas no equilíbrio e perenidade dos planos de benefícios. Tal equilíbrio é fundamental quando se tem 120 anos de história e um horizonte infinito à frente.

O desafio agora é olhar para o futuro. “Há 100 anos os idosos representavam 4% da população brasileira, hoje são 15%. A expectativa de vida passou de 62 anos, na década de 1960, para 77 anos, atualmente. O aumento da longevidade e as novas formas de relações trabalhistas são um grande desafio para muitos países, inclusive o Brasil, que precisam da previdência complementar para garantir uma velhice com dignidade à sua população. A nossa responsabilidade é grande e precisamos fazer sempre mais e melhor, olhando nossos associados para outras necessidades além do pagamento de benefícios”, explica o presidente da Previ, João Fukunaga.

João destaca ainda que “com participação em mais de cem empresas de relevância no cenário nacional a Previ tem ciência da sua responsabilidade na indução de boas práticas ASGI – ambiental, social, governança e integridade, que estão presentes em cada tomada de decisão”.

A entidade oferece, além dos planos previdenciários voltados para os funcionários do Banco do Brasil e da Previ – Plano 1 e Previ Futuro, linhas de empréstimos e financiamento imobiliário, pecúlios e um plano para os familiares dos associados até 4º grau, o Previ Família.


Neste dia especial, compartilhe seu orgulho de ser Previ

Nos 120 anos da nossa Entidade, vamos engajar as redes sociais com celebrações

Nesta terça-feira, 16/4, a Previ completa 120 anos e vamos celebrar a data de diversas formas. Caso você deseje compartilhar seu #OrgulhodeserPrevi nas suas redes (Instagram, Facebook, LinkedIn), temos um material de apoio para você usar. Compartilhe uma foto ou vídeo, um story, um post no LinkedIn, o que preferir, e lembre-se sempre de marcar as contas oficiais da Previ (@previoficial no Instagram e Facebook, e PREVI, no LinkedIn).

Vamos fazer juntos uma grande celebração também nas redes, afinal, são 120 anos em que a Previ cuida do futuro e garante a qualidade de vida de milhares de pessoas.

Parabéns a todos nós, associadas e associados!

Parabéns, Previ!

Fonte: Previ, em 16.04.2024.